Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

MPCE questiona Governo do Ceará sobre convocação de aprovados no concurso público da Funsaúde após chamamento de professores da Seduc

Governo convocou 800 professores na última quarta (14). Órgão apontou que o argumento usado pela Funsaúde era vedação de aumento de despesa com pessoal perto de fim de mandato do Poder Executivo.

Funsaúde espera que que 2.331 pessoas sejam convocadas para o HGF até o início do segundo semestre de 2023. — Foto: Felipe Martins/Ascom HGF/Divulgação

Funsaúde espera que que 2.331 pessoas sejam convocadas para o HGF até o início do segundo semestre de 2023. — Foto: Felipe Martins/Ascom HGF/Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) questionou novamente o Governo do Estado sobre a convocação de candidatos aprovados no concurso público da Fundação Regional da Saúde do Ceará (Funsaúde). O órgão pediu esclarecimentos à gestão após anúncio de convocação de aprovados do cadastro de reserva de concurso da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Na última quarta-feira (14), 800 professores aprovados no último certame da Seduc foram convocados. A secretária da Educação do estado, Eliana Estrela, afirmou, na ocasião, que o edital de chamamento dos professores para entrega de documentos deve sair até o próximo dia 28.

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Fortaleza enviou ofício pedindo esclarecimentos sobre os fundamentos jurídicos para não convocação dos aprovados no certame da Funsaúde. O documento foi enviado à Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), à Funsaúde e à Casa Civil do Ceará.

O órgão apontou que o argumento usado “reiteradamente” pela Funsaúde era vedação contida no inciso IV do artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O inciso pontua a impossibilidade do aumento de despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao fim do mandato do titular do Poder Executivo. O MP busca saber qual a diferença do fundamento apontado em torno dos dois certames.

LEIA MAIS:

Segundo o MPCE, a administração pública deve pautar sua conduta com base nos princípios da boa-fé objetiva e da confiança, e que os atos administrativos expedidos devem seguir uma coerência lógica de forma a impedir a insegurança jurídica. O órgão ressaltou que a doutrina brasileira proíbe que a gestão pública atue de forma contraditória com postura assumida por ela anteriormente.

g1 questionou a PGE e a Casa Civil o porquê de a Seduc convocar 800 pessoas do cadastro reserva e a Funsaúde não poder fazê-lo. Além disso, indagou à Casa Civil se há possibilidade de o chamamento da Seduc não ocorrer mais no prazo indicado dadas as disposições da LRF, mas não obteve retorno de nenhum dos órgãos até a última atualização desta matéria.

A reportagem também indagou a Sesa se há alguma nova previsão de convocação de aprovados no certame da Funsaúde, além de saber se a expectativa da pasta em torno de chamamentos se mantém. Até a última atualização desta matéria, o g1 não havia obtido retorno.

Impossibilidade de convocação

Em agosto, o MPCE apontou que integrantes da Sesa mencionaram a impossibilidade de convocação de aprovados no concurso público até o fim deste ano. O motivo seria parecer contrário por parte da PGE, o qual apontava a vedação pela LRF.

Na ocasião, a PGE apontou, em nota, que o parecer emitido não vedou a nomeação de candidatos do concurso, “apenas, dentro da sua competência consultiva, dispôs que a Funsaúde, pelo seu modo de constituição, submete-se às restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Segundo o texto, a restrição era para que não houvesse aumento de despesa de pessoal no estado. A PGE indicou ainda que as nomeações cumpririam ser avaliadas pela Funsaúde e por órgãos de gestão governamentais, por meio de eventuais compensações orçamentárias.

Contratações

O concurso público da Funsaúde foi anunciado em junho de 2021 e realizado em outubro do mesmo ano, com seleção de profissionais para 184 cargos. A primeira e única convocação ocorreu em maio deste ano, quando 322 pessoas foram contempladas.

Na ocasião, a previsão de contratação dos convocados estava marcada para junho de 2022. Ainda segundo a fundação, os empregados públicos contratados estão lotados no HGF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará (Samu) e na própria sede da Funsaúde.

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET