Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Segundo maior investimento da história do Ceará, usina termelétrica começa a ser construída

Empreendimento tem investimento de cerca de R$ 5 bilhões.

 Usina Termelétrica (UTE) da Portocem, será segundo maior investimento já feito no Ceará — Foto: Divulgação

Usina Termelétrica (UTE) da Portocem, será segundo maior investimento já feito no Ceará — Foto: Divulgação

A Usina Termelétrica (UTE) da Portocem, considerada o segundo maior investimento da história do Ceará, que ficará localizada em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, começou a ser construída. A previsão é que a usina comece a operar em 2026.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental ocorreu nesta sexta-feira (5) e contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do governador do Ceará, Elmano de Freitas, além de outras autoridades e empresários.

A UTE Portocem é um investimento do grupo norte-americano Ceiba Energy no valor de aproximadamente R$ 5 bilhões.

Com capacidade de 1.572 MW, o empreendimento será construído em uma área de 39,5 hectares no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), que faz parte do complexo do Pecém.

Com a construção da UTE Portocem, estima-se a geração de cerca de 1.700 empregos indiretos durante a sua fase de construção, que terá duração de aproximados 39 meses. Estão previstas obras de implantação, que englobam a construção de estruturas, além da montagem dos equipamentos elétricos e mecânicos.

Após a conclusão, a usina proporcionará ainda mais segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN), construído para operar nos momentos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

Portocem

A Usina Termelétrica Portocem (UTE Portocem) foi a maior vencedora do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência, realizado em dezembro de 2021 pela Aneel e pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), para contratação de reserva de potência para o SIN (Sistema Interligado Nacional).

Em dezembro de 2022, a Portocem assinou um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A) para a construção de uma usina termelétrica movida a gás natural.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET