Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Redentor do Sertão: Padre Cícero será tema de escola de samba do Rio de Janeiro

Unidos de Padre Miguel vai celebrar no sambódromo a vida de ‘padim Ciço’, considerado santo popular no Nordeste.

Estátua de Padre Cícero, no Horto, em Juazeiro do Norte — Foto: Gustavo Pellizzon/SVM

Estátua de Padre Cícero, no Horto, em Juazeiro do Norte — Foto: Gustavo Pellizzon/SVM

A escola de samba Unidos de Padre Miguel apresentou, nesta sexta-feira (24), o enredo para o carnaval 2024. Tema será “Redentor do Sertão” em homenagem a Padre Cícero. O enredo terá os carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato e pesquisa de Leandro Thomás. A data da divulgação do enredo coincidiu com o aniversário de 179 anos de nascimento do homenageado.

No Carnaval 2023, a Unidos de Padre Miguel ficou na segunda posição da Série Ouro. A vermelho e branco apresentou o enredo Baião de Mouros, desenvolvido pelos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves.

Apoiado na figura de Padre Cícero, o enredo é um convite a viajar no imaginário místico popular do povo sertanejo. Causos fantásticos, visões e milagres fazem parte da história do Padim, que configura, para seus devotos, uma representação divina.

"Redentor do Sertão" será uma homenagem a Padre Cícero. O "Santo Popular".  — Foto: Reprodução

“Redentor do Sertão” será uma homenagem a Padre Cícero. O “Santo Popular”. — Foto: Reprodução

A narrativa desenvolvida pela equipe da Vila Vintém trará luz às emoções do sertanejo, evidenciando a ligação de suas histórias de vida com as benfeitorias e obras do padre.

“Trata-se de um enredo cuja narrativa traz uma visão sobre a vida de Padre Cícero e suas benfeitorias a partir do imaginário popular, usando diferentes representações da vida e obra do “Padim” e com três os sentimentos que irão guiar a nossa história: a fé, o medo e a esperança”, disse Lucas Milato.

“É com muita alegria e devoção, que a Unidos de Padre Miguel, desvenda o mistério e anuncia que Padre Cícero Romão Batista é o Redentor do Sertão! Nesse dia especial em que Padre Cícero completa 179 anos, o presente é para a nossa Comunidade e para Nação Romeira de todo o Brasil”, revelou Edson Pereira.

LEIA MAIS:

‘Santo Popular’

Padre Cícero Romão Batista nasceu no dia 24 de março de 1844, na cidade do Crato, a 508 km de Fortaleza. Aos 12 anos, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales, fez voto de castidade. Em 1865 ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Aos 26 anos foi ordenado a padre e retornou ao Crato. Nesse tempo, lecionou Latim em um colégio local.

O primeiro contato de padre Cícero com o povoado que se tornaria a cidade de Juazeiro do Norte ocorreu em no Natal de 1887, quando celebrou a tradicional Missa do Galo. O religioso pregava o evangelho, aconselhava, dava confissões e acompanhou o crescimento da comunidade, ganhando o carinho dos moradores.

Padre Cícero ou “Padim Ciço”, é considerado “santo popular” para muitos fiéis católicos nordestinos. Todos os anos, as romarias em homenagem a ele atraem milhões de romeiros a Juazeiro do Norte. O padre visitante, então aos 28 anos, gostou tanto do local que retornou meses depois, para fixar residência.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET