
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Uma forte ventania destelhou casas, derrubou árvores, portões, placas solares e placas de comércios na tarde deste sábado (25), no município de Russas, localizado a cerca de 160 quilômetros de Fortaleza. A chuva que causou estes transtornos durou apenas cerca de 30 minutos. Uma pessoa ficou ferida.
Com uma chuva no período entre 15h e 15h30, houve quedas de postes de iluminação e desabastecimento de energia.
Um dos postes foi derrubado na avenida Irmã Maria da Graça, no Centro. No Terminal Rodoviário de Russas, havia árvores caídas no entorno e uma forte goteira na parte interna do terminal.
Informações preliminares obtidas junto à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que o volume de 20,6 milímetros de chuva foi registrado em estação meteorológica de Russas. As rajadas de vento no município chegaram a 40 km/h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/7/2FfYcRRDOTsFZlbcT9Tg/chuvas-russas.jpg)
Chuva e ventania causam transtornos na cidade de Russas, no interior do Ceará — Foto: Reprodução
Registros de moradores enviados para o g1 também mostram que pelo menos uma casa desabou durante o temporal. Há também relatos de alagamentos em vários pontos do município.
De acordo com Nathan Matos, secretário de Infraestrutura de Russas, o maior impacto da forte chuva foi causado pelas rajadas de vento. Segundo o gestor, o sistema de drenagem da cidade está funcionando, porém a água demora a escoar totalmente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/u/4/1iISc1QLCYQQQOuAnNwg/queda-poste-fiacao-russas.jpeg)
Poste cai sobre casa após fortes rajadas de vento em Russas, no interior do Ceará — Foto: Reprodução
Ainda conforme o gestor, a Prefeitura e a Defesa Civil estão tomando as medidas cabíveis para mitigar os danos, com quedas de postes e árvores, quedas de muros e destelhamentos.
Segundo o tenente-coronel Holdayne Pereira, da Defesa Civil do Ceará, houve uma pessoa ferida após a queda de um muro e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Limoeiro do Norte foram acionadas para Russas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/G/6/GLEqOJTIusIwBVigigMQ/161788461-1206455566474424-8300505492091169090-n.jpg)
Alerta de chuvas aponta chances de fortes precipitações e rajadas de vento em parte do Ceará — Foto: André Fernando/Funceme/Reprodução
Pelo menos 45 cidades do Ceará têm alerta de chuvas intensas para este sábado (25), conforme boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta se estende até a manhã deste domingo (26), incluindo municípios como Amontada, Sobral e Viçosa do Ceará.
☔ As cidades são:
Ainda conforme o instituto, as chuvas podem chegar a volumes de 50 milímetros e os ventos também podem ser intensos (de 40 a 60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
As orientações do Inmet para a população são:
Já para a capital Fortaleza, a previsão é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada neste sábado (25). A temperatura máxima é 31 °C, com mínima de 25 °C. O domingo (26) pode ter temperatura mais amena na capital cearense, com mínima de 24°C.
Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta, para a tarde e a noite deste sábado (25), possibilidade de chuvas isoladas no Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. A probabilidade de chuvas também é alta no Cariri, na região Jaguaribana, no Litoral do Pecém e no Litoral Norte.
Para o domingo (26), a Funceme traz a previsão de chuvas em Fortaleza no período da manhã. Durante todo o dia, há possibilidade altas de chuvas isoladas nas seguintes regiões: Litoral do Pecém, Litoral Norte, Cariri, Jaguaribana, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns.
O Ceará tem 45% de chances de ter chuvas dentro da média entre fevereiro e abril, segundo o prognóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta quarta-feira (22), em Fortaleza.
Os resultados apontam ainda 35% de probabilidade de chuvas para a categoria abaixo da normal e 20% de probabilidade para a categoria acima da normal ao longo do trimestre.
Conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o principal fator para esses indicativos é aquecimento Atlântico Tropical.
“Percebemos que tem um aquecimento aí na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso levou como categoria mais provável para o Centro-Norte do estado a probabilidade normal ou acima da normalidade. A categoria abaixo da normalidade no Centro-Sul, porque já que o aquecimento é Equatorial e Centro-Norte Tropical. Isso que os modelos conseguiram capturar de termos de regiões do estado”, disse Eduardo Martins.
Por Redação g1 CE