Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Raio atingiu subestação e causou apagão na Grande Fortaleza, diz Enel

Capital cearense e cidades da região metropolitana ficaram sem energia por cerca de uma hora. Queda não tem relação com apagão ocorrido na terça-feira em todas as regiões do país.

Semáforos apagados na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Semáforos apagados na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Um raio atingiu a subestação de energia no Bairro Pici, em Fortaleza, queimando uma “chave seccionadora”, uma espécie de interruptor que direciona energia para o destino programado, e gerando o apagão que afetou Fortaleza e cidades da região metropolitana na manhã deste sábado (19).

Chovia forte na capital cearense no momento do incidente. Com a falha na chave, cidades da região deixaram de receber 198 MW de energia, o suficiente para abastecer cerca de 300 mil pontos (que incluem residências, comércios e indústrias).

O apagão deixou vários bairros dos municípios da Grande Fortaleza sem luz. O trânsito ficou congestionado devido ao desligamento de semáforos, e alguns clientes ficaram sem sinal de internet em redes móveis.

A queda de energia ocorreu às 4h28 e retornou gradualmente a partir das 5h57. A falha ocorreu quatro dias após o apagão que afetou 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O Operador Nacional de Sistema, no entanto, esclareceu que os dois incidentes “não têm qualquer relação”.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o ONS não informaram os motivos do incidente até a última atualização desta reportagem.

O MME informou em nota que o ministro da pasta, Alexandre Silveira, “já determinou a criação de uma sala de situação” para apurar o incidente e lidera todo o processo de retomada do fornecimento de energia elétrica no país, além de ter determinado a “rigorosa apuração das causas”.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (15), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que apesar da “ação rápida” do governo em resposta ao apagão de energia, há um problema ainda não resolvido sobre o tema no Maranhão.

“Conversei com o [ministro] substituto Efraim [Pereira da Cruz], que é secretário-executivo, e está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema”, afirmou.

Alckmin ainda afirmou que, “se tudo correr bem”, em poucas horas tudo deve estar normalizado. “E aí, vai se investigar a causa dessa perda de carga”, completou.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET