Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Queda frequente de energia causa prejuízos a moradores em várias regiões no Ceará

Nas últimas semanas foram relatados queda de energia em cidades do litoral-oeste, litoral-leste, Grande Fortaleza e interior do estado. Em todos os casos, a Enel Distribuição Ceará diz que ‘técnicos da companhia trabalham para normalizar o fornecimento’.

Apagões em diversas cidades do Ceará geram transtornos e prejuízos — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Apagões em diversas cidades do Ceará geram transtornos e prejuízos — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Quedas de energia elétrica são registradas com frequência em todo o Ceará nas últimas semanas e os prejuízos contabilizados em razão da interrupção no fornecimento de energia são grandes, chegando a mais de R$ 30 mil reais em alguns casos, conforme relatam empresários.

Na véspera do Réveillon, comerciantes reclamaram de oscilação de energia em Icaraí de Amontada, no litoral-oeste. Por conta do problema, muitos turistas cancelaram as reservas, deixando prejuízos.

À TV Verdes Mares, a dona de um estabelecimento que prefere não ser identificada disse que os freezers não estão gelando e que há risco de mais prejuízos. Muitos clientes pediram ressarcimento do dinheiro.

Segundo ela, a oscilação acontece desde a noite de sábado (30):

“Muito transtorno porque com a energia oscilando, o risco de queima de eletrodomésticos é bem maior. Corre o risco de eu perder todo o investimento que fiz para o feriado. Meu estabelecimento é um bar, então tenho festa. Em todo feriado grande (isso acontece)”, relatou. “Já tive que cancelar algumas reservas. Muitos turistas já saíram do local”, lamentou.

Ainda conforme a empresária, a mesma oscilação de energia a fez perder uma cervejeira ano passado.

Já uma turista que alugou um chalé na região para virar o ano com a família, disse que precisaram dormir na varada, em colchões infláveis, já que o ar-condicionado não estava funcionando.

“Pagando R$ 7.000 para aproveitar o ano novo e infelizmente hoje estamos dormindo em colchão inflável na varanda com as muriçocas”.

Sobre o problema ocorrido em Amontada, em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que técnicos da companhia trabalharam para normalizar o fornecimento de energia na localidade, realizando a substituição de um transformador que atende à região.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as concessionárias de energia elétrica podem ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.

Em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma moradora disse que desde do dia 29 de dezembro há oscilação de energia no condomínio. Por conta do problema vários aparelhos eletrônicos estão danificados.

“Falta de energia no Porto das Dunas ocorre desde dia, 29 caindo direto e queimando aparelhos, aqui no condomínio Golf Villa Resort e Residence. Cai energia direto. O Porto das Dunas está um caos”, disse.

A falta de energia também afeta Cascavel, no litoral-leste. Moradores na Praia do Balbino disseram ao g1 que no sábado (30) um transformador explodiu e deixou várias residências sem luz.

“Desde ontem [sábado] a noite, estamos sem energia devido a um transformador que estourou e pegou fogo. Já fizemos várias reclamações e nada da Enel vir solucionar. Nossas comidas estão estragando”, reclamou o morador.

Vídeos feitos por moradores do local mostram casas sem energia elétrica, e pessoas precisando improvisar iluminação com faróis de carro ou lanternas. Eles reclamaram também do calor, que dificultou o sono, e que comidas estragaram devido à falta de refrigeração.

“Em pleno Réveillon a Enel deixou a comunidade do Balbino sem luz. Desde domingo (31) a noite, por volta das 20h30 estamos sem energia devido a um transformador que estourou e pegou fogo no poste. Fizemos várias reclamações e nada da Enel solucionar. Nossas comidas se estragaram e tem gente que toma insulina e tudo isso foi relatado”, denunciou outro residente.

População improvisa lanternas e velas durante réveillon 2024 em cidades do Ceará. — Foto: Reprodução

População improvisa lanternas e velas durante réveillon 2024 em cidades do Ceará. — Foto: Reprodução

Uma moradora de Maracanaú, na Grande Fortaleza, relatou falta de energia na Rua 22 do Conjunto Jereissati 1 no último fim de semana. Na oportunidade, ela diz que o problema ocorre desde sábado.

“Desde às 4h já foram feitas várias ligações. Apareceu um carro na Enel, mas foram embora e não resolveram nada. Não é a primeira vez que isso acontece. Já aconteceram em média umas dez vezes em duas delas passa de 12 horas sem energia. Tudo que está dentro da geladeira está se estragando”.

No município de Acopiara, no Centro-Sul do estado, moradores afirmaram que oscilações de energia são frequentes. “A Enel sempre usa desculpa que é a chuva que causa a queda de energia. Também colocam a culpa nos ventos. Liguei para o plantão de atendimento e falaram em manutenção da rede. Todo mundo aqui sem energia. O problema é a falta de fiscalização da empresa”, relatou a moradora.

Um apagão em Barbalha, na Região do Cariri, afetou serviços como internet e telefonia na quarta-feira (27). Os comerciantes de Barbalha também precisaram fechar os estabelecimentos mais cedo, devido à interrupção do serviço. A energia elétrica no município começou a oscilar ainda no período da tarde, conforme moradores.

Acompanhantes de pacientes em um hospital do município afirmaram que os apartamentos estão sem energia. No entanto, há gerador na parte da UTI e das salas de cirurgia.

A Enel Distribuição Ceará informou que normalizou, na manhã de quinta-feira (28), o fornecimento de energia para os clientes afetados pelo desligamento de duas linhas de alta tensão que afetou a subestação de Barbalha na tarde de quarta.

“Apenas uma unidade consumidora atendida pela alta tensão segue afetada e a empresa segue atuando para normalizar este cliente. A distribuidora esclarece que realizou manobras de transferência de cargas assim que identificou o desarme, reduzindo ainda na tarde de ontem o impacto aos consumidores. Equipes especializadas seguem trabalhando em campo para reparar a rede quanto antes”.

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET