Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Professores aprovados em concurso de Fortaleza reclamam de eliminação após erro de interpretação em edital

Os docentes convocados em ensino religioso souberam da eliminação nesta segunda, quando deveriam descobrir os locais onde trabalhariam. Eles pretendem recorrer.

Professores aprovados em concurso de Fortaleza para a área de ensino religioso foram informados, nesta segunda-feira (9), que estavam eliminados do certame. Os profissionais denunciam que a decisão da prefeitura parte de um erro de interpretação do edital com relação à documentação necessária para assumir o cargo.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) disse, por nota, que, após análise dos documentos exigidos para investidura do cargo de professor de área específica, enviados pelos candidatos aprovados no concurso público, foram identificados diplomas ou certidões incompatíveis com as exigências constantes nos requisitos dispostos no edital regulador do certame.

Os docentes aprovados em ciências, educação física, artes e ensino religioso foram convocados nesta segunda para o momento de lotação, onde eles descobrem em quais instituições vão trabalhar. Contudo, ao chegar no evento, os professores de ensino religioso foram informados da eliminação.

“Eu me senti completamente humilhada, e revoltada quando recebi a notícia. Tanto esforço, tanto gasto, tanto planejamento que a gente investiu nisso”, lamentou Vitória de Oliveira, doutoranda em filosofia.

LEIA TAMBÉM:

Os professores denunciam que a determinação é equivocada, e estão em processo para recorrer da decisão. “Eles estão alegando que o nosso diploma não atende aos requisitos necessitados no edital, o que não procede”, declarou Jackson Barbosa, um dos candidatos eliminados.

“Eles falam que, para concorrer a vaga, precisaria ser formado em filosofia, ciência da religião ou teologia com o devido apostilamento. A nossa interpretação é que só teologia precisa desse apostilamento porque eles não têm permissão para dar aula; eles são bacharéis. Os licenciados em filosofia e ciências da religião já têm a devida habilitação porque já fazem, na faculdade, a formação específica para dar aula”, disse Jackson.

Ao todo, foram convocados 29 professores de ensino religioso e um conseguiu consolidar o processo seletivo, pois apresentou o apostilamento. Contudo, o g1 apurou, com base nos documentos divulgados pela Prefeitura de Fortaleza, que os professores entrevistados foram aprovados na etapa de análise de títulos e também foram convocados para a lotação desta segunda. Veja nas imagens abaixo.

Professores eliminados foram aprovados anteriormente em análise de títulos em concurso de Fortaleza. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução

Professores eliminados foram aprovados anteriormente em análise de títulos em concurso de Fortaleza. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução

“Nós passamos por todo o processo seletivo: prova escrita, prova de títulos — onde nós apresentamos os diplomas —, e todo mundo que está aqui foi aprovado. Mas quando chegamos aqui aconteceu essa situação”, comentou Jackson.

Edital de concurso de professores de Fortaleza convocou professores que foram eliminados. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução

Edital de concurso de professores de Fortaleza convocou professores que foram eliminados. — Foto: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução

O edital foi divulgado no dia 1º de junho de 2022, e dois aditivos foram publicados posteriormente. No segundo, uma alteração foi editada no texto do documento com relação ao cargo de professor de ensino religioso:

“Licenciatura plena em Ciências da Religião ou Licenciatura plena em Filosofia ou História ou Teologia com o apostilamento da(o) referida(o) disciplina/campo de conhecimento no verso do diploma ou Curso de Formação Pedagógica para graduados (art. 21 da Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019) com habilitação para o ensino da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental, desde que reconhecido em conformidade com a legislação vigente”, determinou o complemento ao edital.

Recurso contra a decisão

Professores vão recorrer após eliminação em concurso da prefeitura de Fortaleza. — Foto: Reprodução

Professores vão recorrer após eliminação em concurso da prefeitura de Fortaleza. — Foto: Reprodução

O professor Jackson Barbosa disse que o grupo de docentes eliminados pretende tomar decisões cabíveis contra a decisão da prefeitura. “Nós estamos entrando com um mandado de segurança, já contactamos um advogado. Já falamos com o sindicato dos professores também”, declarou.

Vitória de Oliveira também vai integrar o grupo denunciante. Ela, que é maranhense, mas reside atualmente no Rio Grande do Norte, veio à Fortaleza por conta do concurso.

“Cheguei de viagem e vim direto para cá [local do evento], não me acomodei em hotel nenhum porque eu vim para fazer a lotação e achei que, logo em seguida, ia ser liberada. Só depois que eu iria procurar apartamento para alugar. Já fiz muitos gastos com o deslocamento para esse concurso, sem contar gastos com exames”, lamentou a professora.

A SME declarou ainda que as informações relacionadas ao concurso público e o andamento de duas fases foram divulgados nos canais oficiais da Secretaria e da Prefeitura de Fortaleza, conferindo transparência em todo o processo.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET