Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Procon Fortaleza recebeu mais de 50 reclamações de consumidores que receberam ligações do próprio número no celular até esta segunda

O número de reclamações passou de 21 consumidores na quinta-feira (20) para 54 até esta segunda-feira (25).

Denúncias de consumidores que receberam ligação do próprio número de celular aumentaram 157% no Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). O número passou de 21 consumidores na quinta-feira (21) para 54 até esta segunda-feira (25).

Após consumidores relatarem o recebimento de chamadas do próprio número, o órgão solicitou, na quinta-feira (21), esclarecimentos às operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo sobre o recebimento das chamadas misteriosas.

O Procon afirmou ainda que não descarta a possibilidade de tomar medidas mais enérgicas contras as operadoras de celular e que isso vai depender da resposta ou da falta de resposta das empresas.

Pedido à Anatel

O Procon solicitou, também, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que se pronuncie sobre o assunto, por compreender que a Agência é responsável pela regulação do setor de telecomunicações.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, as empresas têm 10 dias para prestarem esclarecimentos acerca das medidas de proteção que estão sendo adotadas para evitar o vazamento de dados e informações dos consumidores.

“As operadoras de telefonia são responsáveis pela transmissão de mensagens, bem como pela efetivação de ligações telefônicas. Portanto, elas precisam criar mecanismos de proteção dos números de telefones dos consumidores”, afirma a diretora.

Para Eneylândia, a Anatel também é responsável pelos dados dos consumidores, tendo em vista que é a Agência que regula o setor de telecomunicações. “Queremos saber da Anatel quais medidas o órgão regulador do sistema tem tomado junto às operadoras de telefonia para evitar essas ligações misteriosas”, disse Eneylândia Rabelo.

O Procon Fortaleza orienta que, caso o consumidor se depare com uma ligação originada do próprio número de telefone, evite atendê-la, e que imediatamente entre em contato com sua operadora de telefonia para registrar uma reclamação, solicitando que não ocorra mais este tipo de chamada.

Em caso de reincidência, o consumidor que reside na capital pode procurar o Procon Fortaleza para registrar reclamação.

Ligações misteriosas

Usuários de aparelhos celulares do Ceará passaram a receber ligações misteriosas dos próprios números. Há relatos de clientes da operadora Oi em Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana, desde a semana passada, sobre este tipo de telefonema.

Os casos inusitados causam desconfiança e despertam a curiosidade dos proprietários das linhas ouvidos pelo g1, que estão em busca de uma resposta para saber o que está ocorrendo. Alguns deles chegaram a atender a ligação e não tiveram nenhuma resposta de quem estava do outro lado da linha. Já outros, preferiram não arriscar, por desconfiar que pode se tratar de alguma fraude.

Em nota, a Polícia Civil informou que, até o momento, não há comprovação de que chamadas com o mesmo número do próprio celular que algumas pessoas vêm recebendo trata-se de um golpe ou que os dados pessoais dos usuários serão copiados.

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) orienta às pessoas que passarem por essa situação comuniquem o fato à operadora de telefonia. Em caso de suspeitas de qualquer conduta criminosa, o cidadão pode procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.

Anatel orienta a não atender as ligações e alerta sobre fraude

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que a recepção de chamadas do próprio número é sintoma de fraude, em que criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original, criando alguma engenharia social para obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações. O órgão recomenda que o consumidor não atenda as ligações.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET