Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Principal suspeita de incêndio no Parque do Cocó é de ação criminosa, diz secretaria

No auge das chamas, a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque.

Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza. — Foto: Governo do Ceará/Reprodução

Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza. — Foto: Governo do Ceará/Reprodução

A principal linha de investigação sobre as causas do incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, é de que o fogo tenha sido causado por ação criminosa, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) afirmou à TV Verdes Mares nesta segunda-feira (22).

Ainda conforme a pasta, os cálculos preliminares apontam que o fogo consumiu uma área de cerca de 10 hectares do parque, considerado o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste, com uma área total de 1.581,29 hectares.

O fogo iniciou na noite da última quarta-feira (17). No auge das chamas, na quinta-feira (18), a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas no fim de semana. No domingo (21), o governador Elmano de Freitas parabenizou o trabalho dos bombeiros e afirmou que “o trabalho segue agora para rigorosa apuração das causas do incêndio”.

Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza

Conforme os bombeiros, fogo está em um local de difícil acesso, o que dificulta a chegada das equipes — Foto: Thiago Gadelha/SVMEquipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estão ajudando no combate ao fogo — Foto: Thiago Gadelha/SVM

4 fotos

Fumaça se espalhou por vários bairros de Fortaleza e foi vista até em cidade vizinha — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Bombeiros combatem as chamas desde a manhã desta quinta-feira (18)

Um homem de 44 anos chegou a ser detido no sábado (20) enquanto ateava fogo em folhas em uma área de vegetação de uma casa próximo ao Parque do Cocó, enquanto os bombeiros trabalhavam para controlar o incêndio.

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou que o homem foi levado ao 2º Distrito Policial (DP), mas foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental, e o que caso é investigado pela Polícia Civil.

Na noite de quinta-feira (18), os biólogos Hugo Fernandes e Igor Gutierrez utilizaram um drone com câmera térmica para mapear o tamanho do incêndio e as principais áreas atingidas, para auxiliar os bombeiros no combate às chamas. (Veja no vídeo acima)

O vídeo foi gravado ao lado da avenida Sebastião de Abreu. O drone utilizou a câmera térmica para captar os focos de calor e as chamas, que, naquele momento, se estendiam até próximo à pista e ao rio Cocó.

Os bombeiros também fizeram, durante a madrugada desta sexta-feira (19), aceiros, que são desgastes no terreno para impedir a propagação do incêndio, o que possibilitou que viaturas de pequeno porte com bombas de água para atuar em focos de calor entrassem na área.

A equipe contou com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), além de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

A Defesa Civil do Ceará afirmou que não há residências próximas e não existia risco de que o fogo atravessasse o Rio Cocó.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET