Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Primavera começa nesta quinta e marca florescimento de ipês e aumento do calor no Ceará

Calor deve ficar dois graus acima da média. Setembro marca o início do período de maior incidência de radiação solar.

Ipê-Amarelo, árvore símbolo de Fortaleza. — Foto: José Leomar/SVM

Ipê-Amarelo, árvore símbolo de Fortaleza. — Foto: José Leomar/SVM

A primavera começa nesta quinta-feira (22), às 22h04, no Hemisfério Sul. No Ceará, de acordo com a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, o calor deve ficar dois graus acima da média.

“Não muda tanto o tempo em relação ao calor. É quente o tempo todo e a gente conhece mesmo duas estações: a das chuvas, no primeiro semestre; e do sol e da ventania, no segundo semestre”, afirmou.

“A gente já tem notado na capital cearense que a temperatura máxima, aquela registrada no início da tarde, já passou dos 33ºC em alguns dias de setembro. Isso significa dois graus acima dos valores médios do período”, explicou.

LEIA MAIS:

Meiry Sakamoto afirma ainda que no interior do Ceará as temperaturas máximas também tem ficado acima do esperado. Sobral, por exemplo, passou dos 37ºC. Morada Nova e Tauá chegaram a 35, 36º.

“Setembro marca o início do B-R-O-BRO, o período de maior incidência de radiação solar, muito calor e cuidado com a baixa umidade relativa do ar, que merece nossa atenção para beber mais água e se cuidar no sentido de se manter mais hidratado”, finaliza.

Ipê rosa em Fortaleza.  — Foto: Marilene Mesquita/Arquivo Pessoal

Ipê rosa em Fortaleza. — Foto: Marilene Mesquita/Arquivo Pessoal

Ipês e curiosidades sobre a planta

Segundo Meiry Sakamoto, as flores passam a florescer com destaque para os ipês. “Em setembro a gente já percebe algumas mudanças. As flores começam a ficar mais abundantes em Fortaleza, os ipês-amarelos começam a florir”, disse.

A planta apresenta diversas curiosidades, a começar pelo nome. Ipê é originário da língua tupi e significa casca dura. Tanto, que os índios utilizavam a madeira destas árvores para fazer arcos de caça e de defesa.

O ipê-amarelo já foi alvo de um decreto presidencial em 1961, quando Jânio Quadros, declarou que a espécie estaria imune ao corte, para preservar a árvore símbolo do Brasil.

Na roça, entre os mais velhos, há quem diga que quando o ipê-amarelo floresce é sinal de que vem chuva para molhar a terra seca. O ipê antes de florescer, as folhas caem e as árvores ficam secas. Mas quando as flores desabrocham, entre junho e setembro, a árvore fica bela.

Apesar de serem mais comuns os ipês de cor roxa, rosa, amarelo e branco, há outros tipos da planta que estão inclusive ameaçadoras de extinção. Por isso, é importante preservar, já que quando não há a ajuda do homem na hora de disseminar a espécie, o ipê conta apenas com o vento para levar as sementes e se reproduzir.

De todos os ipês, o amarelo carrega um título: o de árvore-símbolo do Brasil. Silvio Marchini reconhece o mérito: “O ipê-amarelo torna tudo mais bonito. Até quando olhamos para o chão”.

Ordem natural

  • Ipês-rosa florescem entre junho e julho
  • Ipês-amarelo florescem entre agosto e setembro
  • Ipês-branco florescem em outubro
A flor do ipê amarelo foi declarada símbolo do Brasil há 60 anos. A árvore dessa espécie foi escolhida em 2021 como símbolo de Fortaleza  — Foto: Ares Soares

A flor do ipê amarelo foi declarada símbolo do Brasil há 60 anos. A árvore dessa espécie foi escolhida em 2021 como símbolo de Fortaleza — Foto: Ares Soares

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET