Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

PM apura caso de soldado do Ceará que pilotava avião que caiu em Teresina

Corporação informou que agente estava de folga e exercendo atividade, não remunerada, para complementar horas de voo exigidas para um curso extracurricular de piloto.

A Polícia Militar do Ceará irá abrir uma sindicância para investigar os detalhes do caso do soldado Marcelo Nogueira Ramos, que era o piloto do avião de pequeno porte que caiu numa região de mata na Zona Norte de Teresina, no domingo (11).

Segundo a corporação, o policial militar estava de folga e exercendo atividade, não remunerada, para complementar horas de voo exigidas para um curso extracurricular de piloto.

“Houve apuração preliminar que verificou que o voo estava autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Entretanto, será aberta uma sindicância para investigar os detalhes do acontecido”, disse a PMCE.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) também irá apurar o caso.

” A CGD determinou imediata instauração de procedimento disciplinar para a devida apuração na seara administrativa, estando este em trâmite”, informou o órgão.

Além de Marcelo, estava na aeronave o copiloto Jhony Francisco Alves dos Santos, de 38 anos. Os dois foram resgatados sem ferimentos graves.

LEIA TAMBÉM:

O avião de pequeno porte pilotado pelo policial é de propriedade da TJ Agro, uma das maiores produtoras de grãos do país, e havia saído de Redenção, no Pará, com destino a Teresina (PI). Antes de cair, Marcelo usou o termo de emergência “Mayday”, na última comunicação torre de controle.

Em nota, o Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, informou que a aeronave entrou em contato com a torre de controle declarando situação de socorro, mas não conseguiu pousar no aeroporto. Logo em seguida, o centro de operações aeroportuárias acionou um plano de emergência. Confira a nota completa ao fim da reportagem.

Saída de avião e resgate

Avião de pequeno porte cai na Zona Norte de Teresina

Avião de pequeno porte cai em lagoa na Zona Norte de Teresina — Foto: Osvaldo Freitas/ arquivo pessoalAvião de pequeno porte cai na Zona Norte de Teresina — Foto: Corpo de Bombeiros

5 fotos

Avião de pequeno porte cai na Zona Norte de Teresina — Foto: Corpo de Bombeiros

O avião caiu próximo ao Parque Encontro dos Rios. Bombeiros e Polícia Militar foram acionados para o local. Duas pessoas que estavam no avião foram resgatados sem ferimentos graves.

Segundo o sargento Thiago, do Corpo de Bombeiros, o piloto e copiloto da aeronave saíram do avião sozinhos após a queda, e esperaram o resgate sobre as asas.

“Conduzimos eles ao SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], para exames clínicos. Eles estão conscientes e orientados, a aeronave está estabilizada”, comentou.

Osvaldo Freitas, que estava próximo ao local no momento da queda, contou que ouviu um barulho forte e, ao avistar o avião, percebeu que ele estava com motores parados. O avião então planou até cair em uma lagoa.

“Foi quando a gente detectou que ele estava caindo, por conta dessa explosão. Aí os motores desligaram e logo em seguida ele realmente parou, e começou a só planear”, disse Osvaldo.

A Polícia Civil iniciou os trabalhos de perícia e investigação. A aeronave deve permanecer no local até ser analisada Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira.

Falha em motor

A TV Clube, afiliada da Globo no Piauí, teve acesso ao áudio do piloto relatando que o motor da aeronave falhou e, por este motivo, ele precisou realizar um pouso forçado.

“O motor falhou. Eu mudei de tanque, rápido, continuou falhando, voltei para o outro motor, aí pronto, parou. Tentei reanimar ainda, não deu. Quando eu olhei pra baixo, era só casa. Quando eu olhei a minha direita, eu vi a lagoa. Eu disse ‘é bem ali assim’. Eu dei uma puxadinha rápida, puxei o manche rápido, ganhei um pouco mais de atitude. Aí atroei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, preparei o avião para o impacto”, afirmou o piloto no áudio.

Nota do Aeroporto de Teresina:

O Aeroporto de Teresina (THE) informa que o avião que vinha de Redenção, no Pará, com destino a Teresina, Piauí, entrou em contato com a torre de controle declarando situação de socorro, mas não conseguiu pousar no aeroporto. O centro de operações aeroportuárias da CCR Aeroportos logo acionou o seu plano de emergência, direcionou membros da equipe para o local do ocorrido e acionou o Corpo de Bombeiro estadual e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), relatando o ocorrido.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET