Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

PF faz operação contra concessão ilegal de porte de armas de fogo no Ceará

Prefeitura de Acarape criou carteira de porte de arma ilegal para o prefeito e guardas municipais, mas o documento não tem validade, conforme a investigação. Operação cumpre 22 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), 22 mandados de busca e apreensão contra um esquema criminoso envolvendo a concessão ilegal de porte ilegal de arma de fogo. A polícia não informou quantos documentos foram emitidos dessa forma.

A Prefeitura de Acarape afirma que a concessão do uso de arma de fogo foi estabelecida em gestão anterior e que “vai aguardar os encaminhamentos da operação e se colocará à disposição, para que, dentro da legalidade as ações da guarda patrimonial possam seguir sem ferir nenhum princípio constitucional”.

Segundo a Polícia Federal, a Prefeitura da cidade emitia um documento autorizando ele mesmo e os guardas municipais do município utilizarem armas de fogo. No Brasil, apenas a Polícia Federal pode conceder o uso legal de armas de fogo.

Durante a operação, os policiais apreenderam documentos e materiais que serão utilizados na investigação do caso.

Polícia Federal investiga prefeitura por autorizar ilegalmente porte de arma no Ceará — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Polícia Federal investiga prefeitura por autorizar ilegalmente porte de arma no Ceará — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Operação Eikasia contou com 150 policiais federais. De acordo com a Polícia Federal, foram apurados indícios dos seguintes crimes:

  • crime de responsabilidade de prefeito;
  • falsidade ideológica;
  • usurpação de função pública por autorizar indevidamente porte de arma de fogo.

Em caso de condenação, as penas pelos crimes citados podem somar até 30 anos de prisão.

Carteira ilegal de porte de arma

Segundo as investigações, a concessão ocorreu por meio de carteiras que habilitam ilegalmente guardas municipais a portarem armas, além do porte ilegal de armas de fogo por servidores públicos municipais em Acarape.

Conforme a Polícia Federal, o nome da operação remete ao termo usado pelo filósofo Platão para se referir à “relação dos homens com as aparências, simulacros da realidade”.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET