Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Pai que perdeu filha e neto em deslizamento lamenta: ‘Não deu tempo de socorrer’

Forte chuva em Aratuba, no interior do estado, causou o desabamento de duas casas. No acidente, uma mulher e duas crianças morreram.

Aratuba decretou estado de emergência após deslizamento que deixou três mortos e famílias desalojadas no Ceará. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Aratuba decretou estado de emergência após deslizamento que deixou três mortos e famílias desalojadas no Ceará. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

O agricultor Raimundo Ferreira da Silva, de 63 anos, ainda tentou salvar a vida da filha, Antônia Samara Santos da Silva, de 21 anos, mas não conseguiu. Ele morava próximo a ela e o neto João Gabriel Santos Martins, dois anos — ambos mortos em um deslizamento de terra após forte chuva em Aratuba, no Ceará, nesta quinta-feira (16). Outra criança, Antônio Guilherme Martins Soares, de 8 anos, também morreu após o desabamento de duas casas.

“Eu ouvi um estrondo e quando reparei não vi mais a casa. Não deu tempo de socorrer. Quando fui ver minha filha já estava morta. Ela estava com um machucado na cabeça”, relatou.

Emocionado, Raimundo afirmou que havia comprado a casa no local há cerca de um ano e que não imaginava que fosse acontecer a tragédia. Ele relata ainda que tudo aconteceu de forma muito rápida e não pretende mais voltar a morar na região.

LEIA TAMBÉM:

Previsão é de mais chuva em Aratuba; Defesa Civil tenta evitar novos deslizamentos

Previsão é de mais chuva em Aratuba; Defesa Civil tenta evitar novos deslizamentos

“Não sabíamos que isso ia acontecer. Estava em casa e o tempo fechou. Com meia hora de chuva veio deslizamento e a casa caiu e levou tudo muito rápido. Não vou mais morar lá pois tenho medo”, disse o agricultor.

Parentes e amigos se despediram das três vítimas nesta quinta-feira (16). O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (17), no cemitério São João Batista, no Centro da cidade.

‘Tivemos muito medo’

Moradores não pretendem mais voltar às casas próximo ao local de desabamento em Aratuba, no Ceará. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Vizinhos das residências derrubadas pela chuva relataram momentos de terror durante o deslizamento de terra. “O barulho foi muito forte. Estava todo mundo em repouso na hora do almoço, pedindo socorro”, disse Maria Alvenir de Oliveira, que mora há sete anos no local.

“A minha casa não foi atingida, mas três casas depois da minha foi, e tivemos que sair. Foi um terror porque a gente nunca viu esse tipo de desabamento. Foi a primeira vez. Eu tive muito medo, não só eu, mas a população toda”, complementou a moradora. Ela disse, inclusive, que não pretende voltar a morar no local.

Luís Prudêncio Ferreira, de 89 anos, também lamentou o ocorrido. “Saímos de casa debaixo de chuva, passando pela lama para ver se salvava o pessoal, mas não deu para salvar todos. Estamos numa situação que não tem mais condições de voltar. A gente sentiu muito abalo mesmo”, disse o idoso, que também pretende não retornar à casa onde morou durante 14 anos.

Estado de emergência

A Prefeitura de Aratuba decretou, nesta sexta-feira (17), estado de emergência após deslizamento que deixou três mortos e famílias desalojadas no município. O prefeito Joerly Vitor assinou a decisão, que vale por 90 dias, e pode ser prorrogada devido às chuvas ou dificuldades financeiras e operacionais causadas pelas precipitações.

O gestor municipal explicou a decisão. “Vai permitir que o município receba recursos do governo do estado e federal, se aceito pelo governo federal, para que esses recursos cheguem na ponta mais rapidamente possível”, comentou Joerly Vitor.

“Chegar esses recursos rapidamente significa tirar essa população que está nesse entorno e colocar em locais mais seguros. Fizemos isso paliativamente que foi levando para hotéis e colocando, depois, no aluguel social, mas não vai resolver definitivamente”, complementou o prefeito.

Equipes de órgãos públicos trabalham no local onde duas casas desabaram em Aratuba, no Ceará. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

O documento que oficializa o estado de emergência considerou pontos como as chuvas torrenciais que assolam o município — o que pode causar novos deslizamentos — e a quantidade de pessoas atingidas diretamente com o impacto das precipitações, que vão desde pessoas feridas a desalojadas; além dos óbitos.

Monitoramento de pontos em risco

Lonas são colocadas em pontos de Aratuba onde houve deslizamento de terra, no Ceará. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Pontos com risco de deslizamento em Aratuba são monitorados pela Defesa Civil do Ceará durante esta sexta-feira (17). Equipes da Defesa Civil colocaram lonas para tentar impedir que a terra ceda e cause novos desabamentos.

Nesta quinta-feira (16), duas casas desabaram durante um deslizamento na encosta de um morro na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a prefeitura do município, das sete vítimas atingidas, três morreram, sendo uma mulher e duas crianças. As outras quatro pessoas feridas ainda não foram formalmente identificadas.

“A gente vê que é uma região ainda que está bastante íngreme, e tem riscos ainda de movimento de massa. Então, a gente vai pegar lonas de 6mx100m e estendê-las para poder minimizar, diminuir essa infiltração no barreiro. A gente tem que fazer esse trabalho paliativo até que a prefeitura consiga fazer um trabalho mais definitivo”, disse Tenente-coronel Haroldo Gondim, coordenador estadual da Defesa Civil.

As lonas servem como medida para tentar impedir que mais massa, mais terra, deslize, uma vez que no local existe muita lama devido às chuvas. Outros órgãos como Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar e Perícia Forense (Pefoce) também foram acionadas para as ocorrências do município.

Famílias desalojadas

Pelo menos 45 pessoas deixaram suas casas e estão desalojadas por situação de risco após o deslizamento de terra em Aratuba. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Defesa Civil, que trabalha no local.

Famílias perderam móveis e tiveram de deixar casas após forte chuva no Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Famílias perderam móveis e tiveram de deixar casas após forte chuva no Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM

A Prefeitura Municipal de Aratuba informou que vai pagar um aluguel social às famílias que ficaram desalojadas por conta do risco de desabamento.

Desabamento de casas

Pelo menos duas casas desabaram durante o deslizamento nesta quinta-feira, que ocorreu por volta de 12h, segundo a prefeitura do município. Dois dos mortos são mãe e filho, de 21 anos e de dois anos, respectivamente. O outro óbito foi de uma criança de oito anos.

“Desde ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão presentes aqui na região de Aratuba. As chuvas aqui iniciaram por volta de 9h, 10h. Só no período de 12h à uma da tarde, choveu 54 milímetros. Foi suficiente para comprometer essa região de Aratuba e causar esse movimento de massa”, contou o tenenten-coronel Aroldo.

Segundo o oficial, foi esse movimento de massa que causou o deslizamento sobre duas casas. Todas as vítimas foram retiradas dos escombros e socorridas por populares. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegaram depois.

“A gente chegou um pouco depois, com guarnições de Canindé e Guaramiranga para ajudar aqui os populares e tentar fazer esse trabalho preventivo de mitigação, tentar reduzir o que foi causado pra gente conter mais o movimento de massa”, explicou Aroldo.

Alagamentos

Populares buscam por sobreviventes entre os ecombros — Foto: Divulgação

Populares buscam por sobreviventes entre os ecombros — Foto: Divulgação

Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores registraram as ruas completamente alagadas com a água subindo as calçadas e invadindo as residências.

Em outro registro, é possível ver moradores no local do deslizamento usando macas improvisadas para retirar os feridos enquanto outras tentavam procurar pessoas sob os escombros.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e realizam os trabalhos de busca, salvamento e resgate das vítimas.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET