Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os cearenses estão sendo pegos de surpresa com as precipitações no início deste mês de julho, muito além do período da quadra chuvosa, que ocorre até o mês de maio. Nesta quarta-feira (2), a manhã chegou chuvosa e deve permanecer assim até o início da tarde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão emitiu um aviso de chuvas intensas em áreas como Norte Cearense, Noroeste Cearense, Região Metropolitana de Fortaleza e Jaguaribe. O aviso segue até 15h (confira no fim da reportagem a lista dos municípios sob alerta).
Fortaleza registra chuva na manhã desta quarta-feira (02) — Foto: Thiago Gadelha/SVM
A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o céu deve permanecer com maior cobertura de nuvens em grande parte do estado nos próximos dias, especialmente entre a noite de terça-feira (1º) e a manhã desta quarta-feira (2).
🌧️ O que explica: essas chuvas são previstas e têm origem em áreas de instabilidade que se deslocam do leste do Nordeste, além de fatores locais, como relevo, brisa e a interação entre temperatura e umidade.
De acordo com a Funceme, há possibilidade de chuvas fracas e isoladas nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité, principalmente entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira. No centro-sul do estado — incluindo o Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns — as precipitações também devem ocorrer de forma pontual até o início da manhã da quarta.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), espera-se variação de nebulosidade com chuvas passageiras e de fraca a moderada intensidade.
🌡️ As temperaturas máximas devem se concentrar nas regiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, chegando a cerca de 34°C. Já as mínimas devem ficar entre 18°C e 20°C, especialmente na Ibiapaba, Maciço de Baturité, sul do Sertão Central e Cariri.
Ainda conforme o órgão, a previsão também aponta ventos com velocidade média de até 40 km/h.
🍃 O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. E mais:
Por Redação g1 CE