Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Mulher que usava liquidificador no lugar da perna amputada recebe prótese: ‘Reaprendendo a andar’

Youtuber paulista Matheus Lordelo da Silva Sena, mais conhecido como Matheus Yurley, enviou dinheiro e encomendou prótese. Ana Paula aguardava há mais de um ano em uma fila de espera para receber o equipamento da Prefeitura de Sobral.

A dona de casa Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, de Sobral, a 245 km de Fortaleza, que usava um liquidificador para substituir a perna amputada, recebeu a prótese há uma semana. Ana Paula aguardava há mais de um ano em uma fila de espera para receber o equipamento da Prefeitura de Sobral. Agora ela diz está “reaprendendo a andar” com o equipamento adequado.

“Fiquei muito tempo sem andar. Fase de adaptação, pois faz só oito dias que estou com ela. Só tiro para dormir e para tomar banho. Muita felicidade e graças de Deus vai dar tudo certo. Agradecer o Mateus, nem conheço o bichinho, mas Deus o abençoe. Mesmo sem me conhecer fez isso por mim e hoje estou bem melhor”, afirmou.

A prótese foi doada pelo youtuber paulista Matheus Lordelo da Silva Sena, mais conhecido como Matheus Yurley, que se sensibilizou com a história da cearense.

“Foi um pequeno gesto que mudou minha vida. Parece que não é nada. São pequenas coisas do cotidiano que você acha que não é nada. Fazer minha comida em pé e ir ao banheiro. Prazer de fazer tudo em pé”, diz emocionada.

Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, usa a prótese há uma semana. Ela conta o prazer de fazer sua comida e ir ao banheiro. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, usa a prótese há uma semana. Ela conta o prazer de fazer sua comida e ir ao banheiro. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Dificuldades e cuidados dos filhos

Em julho, em entrevista ao g1, a dona de casa, disse que a prótese artesanal não supria totalmente as necessidades dela.

“A gente foi atrás de saber quanto era a prótese, como é que é, e um rapaz da clínica disse que minha prótese é diferente, porque eu tenho diabetes e é um material diferente. [Ele disse] Que eu não ficasse andando com essa não, pois poderia me prejudicar. Por isso, eu preciso da minha prótese. Preciso muito da minha perninha, porque eu sou mãe de família preciso me virar e está complicado”, disse a dona de casa.

Ana Paula segue fazendo fisioterapia no Centro de Saúde da Família, da prefeitura, e se mantém com um auxílio financeiro.

Dona de casa com câncer fez prótese com copo de liquidificador e cano para a perna amputada, na cidade de Sobral. — Foto: TV Verdes Marres/ Reprodução

Dona de casa com câncer fez prótese com copo de liquidificador e cano para a perna amputada, na cidade de Sobral. — Foto: TV Verdes Marres/ Reprodução

Prótese improvisada gera riscos de infecção

O médico ortopedista Eduardo Vasconcelos avaliou a prótese improvisada pela família e destacou que, a longo prazo, a alternativa pode causar problemas como infecções e até mesmo atrapalhar quando a prótese definitiva chegar.

“Como o copo de liquidificador e o PVC não foram feitos sob molde para o coto de amputação da paciente, isso vai gerar pontos de pressão maior em algumas regiões. Isso começa a ferir o coto, começa a fazer úlcera e ser uma porta de entrada para infecções que podem até colocar em risco a vida da paciente, em casos de sepse”, indica o especialista.

Um dos pontos mais sensíveis na produção das próteses, que são feitas sob medida, é a região chamada molde. O molde é a ferramenta que conecta o membro amputado àquela área mecânica da prótese. No caso de Ana Paula, por exemplo, o molde deve conectar o coto de amputação à região da canela da prótese.

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET