Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a suspensão imediata das obras de concessão que estão sendo realizadas no Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral cearense, até que estudos sobre os impactos ambientais sejam concluídos.
O órgão destaca que as obras “podem afetar o fluxo do vento e a movimentação das dunas do Parque Nacional” e que espécies ameaçadas de extinção correm risco devido à movimentação de terra e à instalação das estruturas.
O documento cita, por exemplo, aves que fazem seus ninhos no solo ou em arbustos, com risco de soterramento devido ao uso de maquinário pesado. O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim e possui 8.416 hectares.
A empresa que tem a concessão do parque afirma ter ordem judicial para realizar as obras e que segue parâmetros para evitar impactos ambientais.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, o parecer aponta que a interpretação utilizada para permitir a continuidade das obras “está em completa dissonância com todo o arcabouço jurídico existente para proteger o meio ambiente, inclusive a partir da Constituição Federal”.
MPF pede suspensão de obras até que estudos ambientais sejam realizados. — Foto: Ricardo Silva/Divulgação
🔎 Entenda o trâmite:
Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, município do Ceará. — Foto: Gustavo Pellizzon/Agência Diário.
Por Redação g1 CE