Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Morre aos 75 anos Roberto Cláudio Frota, ex-reitor da UFC

Roberto Cláudio Frota Bezerra é pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. A causa da morte não foi informada.

Morre Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da UFC e pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio — Foto: Arquivo pessoal

Morre Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da UFC e pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio — Foto: Arquivo pessoal

O pai do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), Roberto Cláudio Frota Bezerra, morreu na manhã desta sexta-feira (13), aos 75 anos. Roberto Cláudio Frota Bezerra foi ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A informação do falecimento foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-prefeito. A causa da morte não foi informada.

O prefeito em exercício Élcio Batista decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-reitor, seguindo desta sexta-feira (13) até terça-feira (17).

O governador Elmano de Freitas (PT) se solidarizou por meio das redes sociais.

“Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do professor, pesquisador e ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra, pai do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”, disse.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), registrou que “perdemos hoje um grande homem público, que construiu uma trajetória de amor pela educação e de serviço prestado a nossa cidade”.

“Tive a honra de conviver com ele e aprender grandes lições e, em 2021, reconhecer o seu trabalho com a entrega da Medalha Iracema, maior comenda da Prefeitura de Fortaleza”, falou ainda o chefe do executivo municipal.

A prefeitura de Fortaleza cancelou a agenda do prefeito em exercício de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), que decretou luto de três dias.

“É com muita tristeza que desejamos ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e toda sua família muita força nesse momento. Roberto Cláudio Frota Bezerra foi um homem que teve uma trajetória inspiradora”, afirmou Élcio Batista.

Roberto Cláudio Frota Bezerra deixa quatro filhos: o senador Prisco Bezerra, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

Professor e pesquisador

O ex-reitor era aposentado do departamento de Estatística da UFC. Antes de ser eleito reitor em 1995, cargo no qual permaneceria até 2003, também foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (1983/1987) e pró-reitor de Planejamento (1987-1991) da instituição. Exerceu ainda o cargo de assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Formado engenheiro-agrônomo em 1968, Roberto Cláudio Frota Bezerra era também especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Nos Estados Unidos, ele foi professor e pesquisador visitante na área de Estatística Computacional.

LEIA MAIS:

Roberto Cláudio Frota Bezerra também ocupou, por duas vezes, o cargo de presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ele foi ainda consultor do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), membro do Conselho Assessor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, Espanha (2000 a 2003); e membro da missão do governo brasileiro na Inglaterra e em Portugal sobre a avaliação e financiamento de Universidade Inglesa e Portuguesa (1996).

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET