Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Marinha do Brasil e exército da França fazem treinamento conjunto na Grande Fortaleza

Exercício conjunto termina na quarta-feira (1º). Treinamento busca aumenta segurança marítima no Oceano Atlântico Sul.

Militares do Brasil e da França realizaram treinamento conjunto na Grande Fortaleza. — Foto: 1SG (MO) P Johson/Divulgação

Militares do Brasil e da França realizaram treinamento conjunto na Grande Fortaleza. — Foto: 1SG (MO) P Johson/Divulgação

Marinha do Brasil (MB) iniciou, neste sábado (28) uma operação conjunta de treinamento com forças armadas da França na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação, chamada “Operação Fortaleza” vai até esta quarta-feira (1º) e busca aumentar a segurança marítima no Oceano Atlântico Sul, além de contribuir para a política externa brasileira.

Conforme o capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Luís Felippe Valentini da Silva, comandante da Tropa de Desembarque, a operação é reforça o trabalho conjunto das forças envolvidas. Dessa forma, o nível de integração para preparação de ação conjunta entre as forças pode ser elevado, dada a capacitação dos militares envolvidos.

“A preparação para uma Operação Anfíbia combinada — envolvendo meios brasileiros e franceses na projeção de poder, de caráter naval, do mar para a terra — exige um intenso intercâmbio de técnicas, táticas e procedimentos”, explicou.

O militar afirmou que, apesar de o período de treinamento ser menor que uma semana, a operação está com planejamento sendo desenvolvido desde abril.

LEIA MAIS:

O início dos trabalhos contou com a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e o comandante do exército francês, general Pierre Schill. O militar acompanhou toda a capacitação, que contou com Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).

Treinamento

Veículos das forças armadas brasileira e francesa foram usados no exercício. — Foto: 1SG (MO) P Johson/Divulgação

Veículos das forças armadas brasileira e francesa foram usados no exercício. — Foto: 1SG (MO) P Johson/Divulgação

Nos próximos dias, estão previstos treinamentos como obstáculos, oficina de explosivos, patrulha urbana, sobrevivência e tiro. Já na quarta, haverá uma operação anfíbia na Praia Mansa, em Fortaleza. A ação contará com navios e 450 fuzileiros navais brasileiros e franceses.

A Marinha aponta que o treinamento é importante, também, pela localização, já que a instituição e, especialmente, a Força de Fuzileiros da Esquadra podem testar a capacidade expedicionária e logística.

“A Operação Anfíbia, por natureza, é uma operação de grande complexidade, por envolver meios navais, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e efetivos de fuzileiros navais”, disse o comandante.

Entre os equipamentos a serem utilizados no exercício, estão o Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” e a Fragata “Courbet”, da Marinha Nacional da França, além do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e os CLAnfs, da Marinha brasileira.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET