
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O município de Maranguape, no Ceará, é uma das três cidades brasileiras que deve iniciar a vacinação nacional contra a dengue com o imunizante de dose única, o Butantan DV, no dia 17 de janeiro.
Segundo o ministro Alexandre Padilha (PT), três cidades foram escolhidas para iniciar a imunização:
“Serão cidades de vacinação acelerada onde a gente rapidamente vai alcançar de 40% a 50% da população”, disse o ministro à TV Globo.
LEIA TAMBÉM:
Em um primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde de atenção primária e, depois, pessoas de 59 anos até chegar ao público de 15 anos. A expansão será gradual entre as faixas etárias, das mais altas até as mais baixas.
As autoridades pretendem entender qual o comportamento da doença nessas regiões após a vacinação em massa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/b/R/DpBf6zTBAcu4A6vzAXAw/doses-da-butantan-dv-primeira-vacina-do-mundo-em-dose-unica-contra-a-dengue.jpg)
Doses da Butantan DV, primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. — Foto: Jornal Nacional/Reprodução
De acordo com Padilha, os estudos projetam que haja um “impacto muito grande no controle da doença” quando a vacinação alcançar de 40 a 50% da população local.
Produzido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, o imunizante é o primeiro do mundo contra a dengue em dose única. A previsão do instituto é entregar 1,3 milhão de doses até o fim de janeiro ao governo federal.
Além da Butantan DV, o Ministério da Saúde fará a vacinação contra a dengue com a vacina QDenga, japonesa, e aplicada em duas doses. Foram encomendadas 9 milhões de doses para a imunização neste ano. Este imunizante será destinado para o público de 10 a 14 anos de todo o país.
Ambas as vacinas não são indicados para alguns públicos específicos: quem tem 60 anos ou mais, gestantes e pessoas com sistema imunológico comprometido.
Com primeiras doses entregues ao governo federal em dezembro de 2025, a Butantan-DV é a primeira vacina do mundo contra a dengue aplicada em dose única. O ministério fechou contrato de R$ 368 milhões para o fornecimento inicial de 3,9 milhões de doses do imunizante à rede pública.
O imunizante foi aprovado pela Anvisa para ser aplicado em pessoas de 12 a 59 anos, conforme registro publicado no dia 8 de dezembro. Os estudos apontaram eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações.
O Instituto Butantan informou ainda que estuda ampliar a faixa etária atendida pela vacina, incluindo idosos acima de 60 anos e crianças de 2 a 11 anos.
Por Redação g1 CE