Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Justiça manda suspender greve de enfermeiros do IJF

Categoria parou as atividades em reivindicação pelo pagamento do piso salarial da categoria. Justiça afirma que greve foi realizada de forma ilegal.

A Justiça determinou, nesta sexta-feira (30), que os profissionais da enfermagem do Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) suspendam a greve iniciada pela categoria na quinta-feira (39), alegando haver irregularidades na manifestação dos trabalhadores. A categoria nega que haja ilegalidades na manifestação.

Conforme o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, autor da decisão, o movimento grevista foi iniciado sem o aviso prévio e sem manter a quantidade mínima de profissionais atuando.

“Defiro parcialmente a tutela antecipada em caráter antecedente para que os réus adotem as imediatas providências destinadas à suspensão da greve descrita na petição inicial, sob pena de multa diária de R$ 15.000”, determinou o desembargador.

O sindicato dos profissionais nega as alegações do desembargador. “O Sindsaúde respeitou todos os trâmites para início da greve, inclusive, assembleia com os profissionais que decidiram pela greve. Foi divulgado o comunicado de greve em jornal de grande circulação com tempo hábil para os gestores e padrões da saúde se organizarem”, diz o sindicato, em nota.

A categoria afirma que vai decidir, em assembleia, se cumpre ou não a decisão da Justiça.

Reivindicação do piso salarial

A principal reivindicação da categoria é o pagamento do piso salarial estabelecido para a categoria, fixado em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Na quinta-feira, um ato organizado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará) e demais entidades da categoria reuniu profissionais que marcharam pelas ruas de Fortaleza.

Profissionais de enfermagem entraram em greve nesta quinta-feira (29). — Foto: Sindsaúde Ceará/ Divulgação

Profissionais de enfermagem entraram em greve nesta quinta-feira (29). — Foto: Sindsaúde Ceará/ Divulgação

“A greve é uma decisão difícil, tomada com corações pesados, até pedimos desculpas à população, mas tudo isso é um ato de coragem e resistência da categoria, como também, é o último recurso que encontramos. Os profissionais da enfermagem estão cansados de implorar por condições dignas de trabalho e pelo piso salarial que é um direito garantido em lei federal”, disse Martinha Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o atendimento nas unidades da rede segue dentro da normalidade.

Já o secretário da saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, informou que a pasta está esperando a publicação de uma portaria do Ministério da Saúde que defina com mais clareza como deve ser o pagamento do piso.

“A Secretaria Municipal de Saúde entende que é uma reivindicação justa, essa classe é merecedora do seu piso. O que nós estamos aguardando é exatamente uma definição mais clara no Ministério da Saúde. […] A partir dessa portaria publicada podemos iniciar, coisa que já iniciamos, o trabalho para fazer a implantação do piso da categoria”, disse o secretário Galeno Taumaturgo.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET