Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Justiça afasta toda diretoria de presídio no Ceará por denúncias de tortura contra detentos

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) tem 24 horas para afastar os indicados. O g1 entrou em contato com a SAP para a secretaria comentar o caso e aguarda resposta.

O município de Itaitinga, na Grande Fortaleza, possui várias unidades prisionais  — Foto: Reprodução/TVM

O município de Itaitinga, na Grande Fortaleza, possui várias unidades prisionais — Foto: Reprodução/TVM

A Justiça determinou nesta segunda-feira (26) o afastamento temporário de toda a diretoria Unidade Prisional Agente Elias Alves da Silva (UP-IV), a antiga CPPL IV, localizada em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A determinação judicial foi emitida pela Corregedoria-Geral de Presídios da Capital, do Tribunal de Justiça do Ceará, após denúncias de violência e maus-tratos contra internos da unidade.

Com a decisão, serão afastados por 90 dias o diretor da UP-IV, o vice-diretor, o chefe de segurança e disciplina, o gerente administrativo da unidade e um policial penal citado em diversos depoimentos como um dos responsáveis pelos atos de tortura.

Agora, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) tem 24 horas para afastar os indicados. O g1 entrou em contato com a SAP para a secretaria comentar o caso e aguarda resposta.

Segundo os autos do processo, em uma das situações de violência, um dos internos da UP-IV precisou até ser internado no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, por conta das agressões sofridas na unidade prisional. Ele chegou ao hospital com feridas e escoriações nas pernas, na região da virilha, no abdômen e no ombro.

LEIA TAMBÉM:

Outro relato, obtido pelo Movimento pela Vida de Pessoas Encarceradas do Ceará (MOVIPECE), afirma que policiais penais utilizaram da força para obrigar um preso a ingerir um remédio que ele não queria. Ao ver a recusa do detento, os demais internos teriam reclamado, no que os policiais penais teriam quebrado o maxilar do preso que não queria tomar o remédio.

A decisão pelo afastamento da diretoria da unidade foi da juíza Luciana Teixeira de Souza, corregedora-geral de Presídios e titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza. No despacho, a juíza recomendou ainda que a SAP sugira aos servidores cursos de promoção dos direitos humanos e prevenção à tortura, bem como a participação em programas de apoio psicológico.

Inquérito investiga denúncias de tortura no Ceará

O afastamento da diretoria do UP-IV vem em meio a uma série de denúncias de torturas em presídios cearenses. Como o g1 mostrou, pelo menos onze policiais penais são investigados por torturar e quebrar dedos de detentos no Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (IPPO II), também no município de Itaitinga, na Grande Fortaleza.

Conforme investigações da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) e do Ministério Público do Estado do Cearás, 72 detentos sofreram agressões leves ou graves nesta unidade. Alguns deles, inclusive, teriam tido os dedos da mão quebrados por policiais penais como forma sistemática de tortura.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET