Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Imagem de drone mostra área afetada por incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza; fogo está sob controle

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil. A fumaça se espalhou por vários bairros de Fortaleza e já foi vista até em um município vizinho.

Após mais de 30 horas de combate ao fogo, o incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, está sob controle, de acordo com Corpo de Bombeiros. À TV Verdes Mares, o comandante da corporação, o coronel Cláudio Barreto, afirmou que, na tarde desta sexta-feira (19), restavam apenas três focos de calor, nos quais os bombeiros continuam atuando.

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, com área de 1.581,29 hectares.

Segundo o comandante, ainda não é possível determinar qual a extensão total da área queimada pelo fogo. No entanto, os bombeiros já encontraram, além de árvores queimadas, alguns animais mortos pelas chamas.

LEIA TAMBÉM:

Na noite de quinta-feira (18), os biólogos Hugo Fernandes e Igor Gutierrez utilizaram um drone com câmera térmica para mapear o tamanho do incêndio e as principais áreas atingidas, para auxiliar os bombeiros no combate às chamas. (Veja no vídeo acima)

O vídeo foi gravado ao lado da avenida Sebastião de Abreu. O drone utilizou a câmera térmica para captar os focos de calor e as chamas, que, naquele momento, se estendiam até próximo à pista e ao rio Cocó.

Drone termal captou focos de calor de incêndio que atingiu o Parque do Cocó, em Fortaleza — Foto: Igor Gutierrez e Hugo Fernandes (UECE/Seteg)

Drone termal captou focos de calor de incêndio que atingiu o Parque do Cocó, em Fortaleza — Foto: Igor Gutierrez e Hugo Fernandes (UECE/Seteg)

Ao g1, Hugo Fernandes destacou que o fogo se espalhou inicialmente em uma área de campo aberto, com vegetação baixa.

“Parte da área queimada já era uma área impactada por deflorestamento. Aí cresceu o capim e esse capim queimou. Depois que esse capim queimou, o vento empurrou para a floresta. Nós temos um incêndio florestal, mas a maior parte da área queimada era uma área de capinzal”, afirma o biólogo.

O incêndio no parque, considerado o maior parque urbano do Nordeste, teve início na quarta-feira (17). Os bombeiros foram acionados e as chamadas foram contidas por volta das 21h30.

Poucas horas depois, na manhã da quinta-feira (18), a corporação foi acionada novamente por conta de um novo foco de incêndio que atingiu a mesma região. O combate ao fogo se estendeu ao longo de toda quinta-feira e continuou pela sexta-feira.

Os bombeiros ainda não declararam o incêndio debelado, mas já apontam a situação como sob controle. Equipes continuam no local trabalhando.

Veja imagens do combate ao fogo:

Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza

Conforme os bombeiros, fogo está em um local de difícil acesso, o que dificulta a chegada das equipes — Foto: Thiago Gadelha/SVMEquipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estão ajudando no combate ao fogo — Foto: Thiago Gadelha/SVM

4 fotos

Fumaça se espalhou por vários bairros de Fortaleza e foi vista até em cidade vizinha — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Bombeiros combatem as chamas desde a manhã desta quinta-feira (18)

Fumaça do incêndio foi vista a 20 quilômetros de distância

Na quinta-feira, a fumaça do incêndio se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou a ser vista até em Caucaia, município vizinho à capital cearense. (Veja no vídeo abaixo)

Moradores relataram ao g1 que a fumaça foi vista em bairros como Benfica, Monte Castelo, Fátima e Granja Lisboa, este último localizado a cerca de 20 quilômetros de distância do local do incêndio.

Segundo os bombeiros, o fogo atingiu uma área cercada por vegetação e sem acesso para as viaturas. Além disso, o mato seco e o vento forte têm ajudado o fogo a se espalhar, o que, junto com a dificuldade de acesso, complica o combate às chamas.

De acordo com a corporação, o acesso dos profissionais ao local do incêndio está sendo feito a pé e as chamas estão sendo combatidas com bombas de água costais, levadas pelos bombeiros nas costas.

Por Leonardo Igor de Sousa, g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET