Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Hospital de Fortaleza está com pouco estoque de leite humano e incentiva mães a se tornarem doadoras

A unidade tem 24 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e no berçário que precisam do leite materno.

 

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) está com baixo estoque no posto de coleta de leite humano. A redução, acarretada por fatores como a pandemia de Covid-19 e a pouca adesão de mães doadoras, tem deixado os 24 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e no berçário sem o alimento importante para os primeiros meses de vida.

A nutricionista Fernanda Fernandes, do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip) do HGWA, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), explica sobre a atual realidade que envolve a baixa captação de leite humano.

“A maioria das nossas doadoras são as mães que ficam com os bebês internados na unidade e que, a cada onda de covid, acabam se ausentando mais do hospital. E também estamos sem nenhuma doadora externa, consideradas fundamentais”, diz Fernanda.

A nutricionista afirma que, mesmo em casa, as voluntárias podem ligar para o hospital e informar o desejo em realizar o gesto de solidariedade. Qualquer mulher que esteja amamentando e deseje realizar a doação pode ligar para o telefone (85) 3216-8325. É necessário fazer um breve cadastro, estar saudável e ter exames de sorologia recentes – pelo menos dos últimos seis meses. Os potes para a retirada do alimento são enviados para a casa da doadora.

O serviço retira as doações em domicílio. “Estamos com um baixo estoque tanto de leite pasteurizado como de leite materno cru, que é o da mãe para o próprio bebê”, complementa Fernanda.

LEIA TAMBÉM:

Com a baixa quantidade, os pequenos são alimentados por meio de fórmulas – devidamente acompanhados pelo setor nutricional. Embora preenchendo as necessidades básicas, Fernandes ressalta que nenhum outro alimento se compara à qualidade do leite materno.

“Seja o leite da própria mãe ou doado, que a gente pasteuriza, ele é o que a gente chama de padrão ouro. É o leite que vai promover digestão, melhor ganho de peso, melhora a imunidade. Ele é considerado a primeira vacina do bebê, em que ele recebe não só nutrientes, mas também anticorpos. Na fórmula, não temos todos esses benefícios. A qualidade dessas fórmulas é indiscutível, porém, ainda é muito difícil chegar perto dos benefícios do leite materno”, enfatiza a profissional de saúde.

Doação do leite materno

A dona de casa Ana Paula, de 27 anos, está com a pequena Maria Alice, de apenas um mês, internada no HGWA. Orientada sobre a importância do papel do leite, a mãe vem acompanhando a filha diariamente e retirando o leite para alimentá-la.

“Eu vejo com muita importância essa atitude. O médico sempre me passa a importância de alimentar com o leite materno. Se eu pudesse, tiraria o leite em todos os horários que ela precisasse, mas, ainda assim, consigo garantir umas três dietas. Eu vejo muito resultado”, comenta a dona de casa.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET