Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Homem que matou escrivão em delegacia no Ceará é condenado a 30 anos de prisão

Josivan Lopes Silva vai responder em regime fechado por homicídio qualificado.

Suspeito de matar policial civil no Ceará é preso em São Paulo — Foto: PMSP

Suspeito de matar policial civil no Ceará é preso em São Paulo — Foto: PMSP

O homem acusado de matar um escrivão da Polícia Civil durante um depoimento na Delegacia Regional de Tauá, no interior do Ceará, foi condenado, nesta quinta-feira (9), a 30 anos de prisão em regime fechado por homicídio qualificado.

O crime aconteceu na madrugada de 30 de abril de 2021. Josivan Lopes Silva estava na delegacia após ser detido por envolvimento em tráfico de drogas quando conseguiu pegar a arma que estava em cima da mesa e atirou contra o escrivão Aloísio Alves Lima, de 60 anos.

De acordo com a acusação do Ministério Público do Estado (MPCE), o réu, que já possuía antecedentes criminais, cometeu o crime para evitar a autuação de flagrante.

LEIA TAMBÉM:

Julgamento de homem que matou escrivão ocorreu nesta quinta-feira (9), na 1ª Vara Criminal de Tauá. — Foto: TJCE/ Divulgação

Julgamento de homem que matou escrivão ocorreu nesta quinta-feira (9), na 1ª Vara Criminal de Tauá. — Foto: TJCE/ Divulgação

O júri também concordou com as qualificações apontadas pelo órgão, incluindo a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima, baseada no fato de o acusado ter surpreendido o agente, que estava no exercício de sua função.

“Considerando o material de provas da autoria do crime, o Poder Judiciário negou ao réu o direito de apelar em liberdade, destacando ainda que a prisão preventiva de Antônio Josivan Lopes Silva deve ser mantida em razão da gravidade do delito e da periculosidade do acusado”, informou o Ministério Público.

Na sentença, o juiz Frederico Costa Bezerra considerou que o local do ferimento dificultou que a família do policial pudesse se despedir dignamente e que o delito fora cometido contra uma pessoa maior de 60 anos. Diante das qualificadoras expostas em todo o caso, a pena foi agravada em ⅓, alcançando o limite legal máximo nesta fase.

“Resta evidente que a garantia da ordem pública deve ser preservada pela prisão cautelar em razão da gravidade em concreto do delito que matou um escrivão da Polícia Civil dentro de uma delegacia; e da periculosidade social do acusado, multireincidente”, detalhou o juiz.

Fuga e prisão

Um vídeo de câmeras de monitoramento flagrou o momento que o assassino do escrivão caminha algemado e armado por uma rua após cometer o crime durante um depoimento.

Nas imagens, Antônio Josivan aparece fugindo com a arma em punho. Ele vestia uma calça, camisa e chinela.

Após passar mais de um mês foragido, Josivan foi preso na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Posteriormente, o acusado foi transferido ao sistema penitenciário do Ceará, onde permanecerá preso.

Nota de pesar

Saindicato dos Policiais Civis divulgou nota de pesar pela morte do escrivão — Foto: Arquivo pessoal

Saindicato dos Policiais Civis divulgou nota de pesar pela morte do escrivão — Foto: Arquivo pessoal

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/CE) divulgou nota de pesar pela morte do escrivão Aloísio Alves Lima.

Conforme o Sinpol, o agente, que atuava em Tauá, mas já trabalhou no município do Crato, “era conhecido pela simpatia e gentileza com todos.

g1 Ceará

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET