Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Homem é flagrado fazendo fogo próximo ao Parque do Cocó enquanto bombeiros controlavam incêndio, em Fortaleza

Ele foi levado à delegacia e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. O incêndio acontece desde a noite da quarta-feira (17) no maior parque natural urbano do Norte e Nordeste brasileiro. Bombeiros ainda trabalhavam neste sábado (20) para controlar as chamas.

Agentes trabalham para apagar os últimos focos de incêndios no Parque do Cocó. — Foto: Corpo de Bombeiros

Agentes trabalham para apagar os últimos focos de incêndios no Parque do Cocó. — Foto: Corpo de Bombeiros

Um homem foi flagrado na manhã deste sábado (20) ateando fogo em folhas em uma área próximo ao Parque do Cocó, em Fortaleza, enquanto os bombeiros trabalhavam para controlar o incêndio que acontece desde quarta-feira (17) no maior parque natural urbano do Norte e Nordeste Brasileiro.

A informação foi confirmada pelo secretário de planejamento e gestão do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Gustavo Vicentino. Ele conta que a fumaça das chamas produzidas pelo homem chamou atenção das equipes que estavam trabalhando no combate ao incêndio.

A Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) informou que o homem de 44 anos estava em uma área de vegetação de uma casa próximo ao Parque do Cocó. Ele foi levado ao 2º Distrito Policial (DP), mas foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental. O caso será apurado.

LEIA TAMBÉM:

Não há informação, contudo, se ele está relacionado ao início do incêndio iniciado no Parque do Cocó na noite de quarta-feira (17). Ainda neste sábado (20), os bombeiros trabalhavam no controle dos últimos focos das chamas. No auge do fogo, a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque.

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, com área de 1.581,29 hectares.

Na noite de quinta-feira (18), os biólogos Hugo Fernandes e Igor Gutierrez utilizaram um drone com câmera térmica para mapear o tamanho do incêndio e as principais áreas atingidas, para auxiliar os bombeiros no combate às chamas. (Veja no vídeo acima)

O vídeo foi gravado ao lado da avenida Sebastião de Abreu. O drone utilizou a câmera térmica para captar os focos de calor e as chamas, que, naquele momento, se estendiam até próximo à pista e ao rio Cocó.

Os bombeiros também fizeram, durante a madrugada desta sexta-feira (19), aceiros, que são desbastes no terreno para impedir a propagação do incêndio, o que possibilitou que viaturas de pequeno porte com bombas de água para atuar em focos de calor entrassem na área.

A equipe conta com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), além de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

A Defesa Civil do Ceará afirmou que não há residências próximas e não existe risco de que o fogo atravesse o Rio Cocó.

Fumaça chegou até Caucaia

A fumaça do incêndio se espalhou nesta quinta-feira por vários bairros e chegou a ser vista até em Caucaia, município vizinho à capital cearense.

Moradores relataram ao g1 que a fumaça foi vista em bairros como Benfica, Monte Castelo, Fátima e Granja Lisboa, este último localizado a cerca de 30 quilômetros de distância do local do incêndio.

Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza

Conforme os bombeiros, fogo está em um local de difícil acesso, o que dificulta a chegada das equipes — Foto: Thiago Gadelha/SVMEquipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estão ajudando no combate ao fogo — Foto: Thiago Gadelha/SVM

4 fotos

Fumaça se espalhou por vários bairros de Fortaleza e foi vista até em cidade vizinha — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Bombeiros combatem as chamas desde a manhã desta quinta-feira (18).

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET