Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Homem é espancado por saudação nazista e ofensas racistas contra vocalista do Sepultura em Fortaleza

Polícia Civil investiga o caso de apologia ao nazismo durante show realizado em Fortaleza.

Homem é agredido por várias pessoas após fazer saudação nazista em show da banda Sepultura em Fortaleza — Foto: Reprodução

Homem é agredido por várias pessoas após fazer saudação nazista em show da banda Sepultura em Fortaleza — Foto: Reprodução

A Polícia Civil investiga um caso de apologia ao nazismo e ofensas racistas ocorridas durante um show da banda Sepultura em Fortaleza. O suspeito foi agredido por diversas pessoas que presenciaram o caso.

Conforme relatos de testemunhas a policiais, um homem presente no show fez xingamentos racistas para o vocalista do grupo, o americano Derrick Green, que é negro; em seguida, ele fez gestos típicos de nazistas. O suspeito não teve a identidade revelada.

Após proferir as ofensas, várias pessoas que estavam próximas agrediram o homem; em seguida, ele foi expulso da casa de show. A Polícia Civil também investiga o caso de espancamento.

“A Polícia Civil orienta às pessoas que foram lesadas a registrarem um boletim de ocorrência em qualquer unidade da Polícia Civil, para repassar mais detalhes sobre o caso”, afirmou a polícia, em nota.

Vocalista da banda sepultura foi alvo de ofensas racistas durante show em Fortaleza; suspeito também gestos nazistas — Foto: Marcos Hermes

Vocalista da banda sepultura foi alvo de ofensas racistas durante show em Fortaleza; suspeito também gestos nazistas — Foto: Marcos Hermes

O caso ocorreu em 8 de julho, durante o Metal Weekend, festival com participação de bandas de heavy metal em Fortaleza. As imagens da agressão foram compartilhadas nas redes sociais.

Apologia ao nazismo é crime no Brasil

A apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:

  • Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.
  • Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

Essa lei é respaldada pela própria Constituição, que classifica o racismo como crime inafiançável e imprescritível. Isso significa que o racismo pode ser julgado e sentenciado a qualquer momento, não importando quanto tempo já se passou desde a conduta.

Inicialmente, não havia menção ao nazismo na legislação, que era destinada principalmente ao combate do racismo sofrido pela população negra.

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET