Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Gelo brotando em árvore? Mistério intriga agricultores no Ceará

Galhos de árvore em Juazeiro do Norte ficaram cobertos por substância gelada, e caso gerou curiosidade em quem viu. Agrônomo explica que fenômeno é simples e não tem nada de sobrenatural.

Uma situação inusitada impressionou moradores do Bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O aparecimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore, aguçou a curiosidade das pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado. Isso acontece desde o início do mês de setembro, período quente no interior cearense.

Segundo moradores, quando amanhece, os galhos pingam uma substância gelada. Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos da árvore e quando chega a noite elas se transformam em água.

O fenômeno aguçou a curiosidade dos agricultores da região, que se questiona se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural.

Espuma misteriosa em árvore é uma proteção usada pela cigarra e não traz nenhuma ameaça para as pessoas e para a planta. — Foto: Reprodução

Espuma misteriosa em árvore é uma proteção usada pela cigarra e não traz nenhuma ameaça para as pessoas e para a planta. — Foto: Reprodução

O professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do departamento de fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o “gelo” é, na verdade, um fenômeno natural, explicado sem necessidade de tocar em assuntos místicos ou alienígenas.

LEIA MAIS:

A responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta. Essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.

“Essa situação tem duas funções. Esse líquido, essa espuma, é, na verdade, um resíduo da digestão da cigarra, o excesso do material que elas retiram da planta. E esse mesmo líquido, ela tem que utilizar, proteger seus ovos”, explica o professor.

O especialista acrescenta que essa espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas. Não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta.

“A quantidade desse material é muito pequeno para trazer algum mal para a árvore. Não traz nenhum mal para o galho, não precisa podar, muito pelo contrário, é muito importante deixar porque as cigarram têm um papel muito importante na ecologia”, explicou.

Substância branca chamou a atenção dos moradores de Juazeiro do Norte. — Foto: Reprodução

Substância branca chamou a atenção dos moradores de Juazeiro do Norte. — Foto: Reprodução

CEARÁ CearáG1 CE 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET