Carlos Eduardo de Almeida Pires, o “MC Dick”, de 27 anos, é um cantor de funk carioca, que faz apologia ao crime em suas músicas.
As letras de suas canções exaltam ações da organização criminosa de origem carioca Comando Vermelho, além de fazer ameaças a polícia e rivais. Ele possui mais de 2 mil ouvintes mensais em uma plataforma.
Uma das músicas do funkeiro, intitulada “X9 nós cancela”, traz ameaças direcionadas à polícia.
“Toda semana os ‘cana’ tenta e a bala voa. Nós é o CV. […] Para os ‘alemão’ tem muita glock e muita munição”, diz um trecho da canção.
Operação
Além dos funkeiros, outros 18 suspeitos foram capturados na ação, que também cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e na cidade de Itarema, no interior do Ceará. Entre os presos, seis já estavam recolhidos em unidades prisionais.
Durante a ofensiva, foram apreendidos veículos e aparelhos celulares. A polícia também solicitou o bloqueio de até R$ 20 milhões de contas dos investigados.
A “Operação Nocaute II” tem o objetivo de identificar e prender suspeitos de envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
Por Redação g1 CE