Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Fóssil de ave mais antiga da América do Sul é encontrado no Ceará

A ave pode ser ancestral de animais como a ema e o avestruz.

Um grupo de pesquisadores encontrou, em uma mina na Chapada do Araripe, na cidade de Nova Olinda, no Ceará, um fóssil da ave mais antiga já descrita na América do Sul. A descoberta foi publicada no Journal of Vertebrate Paleontology, no último dia 11 de novembro, e diz respeito ao animal ancestral dos pássaros brasileiros, conforme os estudiosos.

A ave foi nomeada de Kaririavis mater e viveu na região há 115 milhões de anos, no período Cretáceo. Foi encontrado o pé direito isolado fossilificado do animal.

O Ceará tem uma das três regiões paleontólogicas mais ricas do mundo em quantidade de fósseis. A Chapada do Araripe tem peças formadas há cerca de 110 milhões de anos, com valor histórico incalculável.

LEIA TAMBÉM:

O pesquisador cearense que participou do grupo da descoberta foi o cientista-chefe da Secretaria da Saúde do Ceará e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Xavier Neto. Segundo ele, “a descoberta traz à tona a discussão sobre a origem das aves na Terra”.

“A descoberta da Kaririavis mater é importante porque esta espécie fóssil representa o primeiro e mais antigo pássaro verdadeiro primitivo, o membro do grupo Ornithuromorpha, que significa cauda de pássaro”, explicam os estudiosos.

Em vídeo divulgado sobre a Kaririavis mater, os pesquisadores explicam que o nome homenageia os povos kariri, que habitaram o sul do Ceará. O mater significa mãe e sugere que o fóssil é a origem ancestral dos pássaros do Brasil.

O supercontinente Gondwana unia América do Sul, África, Índia, Antártica e Austrália. — Foto: Reprodução

O supercontinente Gondwana unia América do Sul, África, Índia, Antártica e Austrália. — Foto: Reprodução

De acordo com os pesquisadores, durante o período em que a ave viveu, existia o supercontinente Gondwana, que unia a América do Sul, a África, a Austrália, a Antártica e a Índia. Nessa época, foi justamente quando ele começou a se dividir e formar os diferentes continentes que são vistos atualmente.

Segundo o estudo, as aves descendentes da kaririaves seriam as ratitas, um grupo de pássaros que não voam e estão adaptados a rápidos deslocamentos, como a ema e o avestruz.

Pé direito da Kaririavis mater foi encontrado na Chapada do Araripe. — Foto: Reprodução

Pé direito da Kaririavis mater foi encontrado na Chapada do Araripe. — Foto: Reprodução

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET