Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Fortaleza tem mês com maior número de autuações de condutores pela Lei Seca

Em outubro, 61 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas.

Outubro teve o maior número de autuações de condutores na Operação Lei Seca em Fortaleza. — Foto: AMC/ Divulgação

Outubro teve o maior número de autuações de condutores na Operação Lei Seca em Fortaleza. — Foto: AMC/ Divulgação

Outubro teve o maior número de autuações do ano até o momento, na Operação Lei Seca, de condutores que conduziram veículos embriagados em ruas e avenidas de Fortaleza, segundo o balanço da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), divulgado nesta sexta-feira (10).

No período, 3.509 testes de etilômetro foram realizados e 61 motoristas recusaram se submeter ao exame e foram autuados. Mais de 8.574 veículos foram abordados em 90 operações.

“Com a aproximação de eventos e confraternizações desta época do ano, a AMC reforçou a presença de agentes de trânsito nas vias com maior registro de acidentes e em polos geradores de tráfego. Fiscalizações preventivas, que incluem a Operação Lei Seca”, disse o gerente de Operação e Fiscalização da AMC, Wellington Cartaxo.

De janeiro a outubro deste ano, a AMC realizou 28.617 testes de etilômetro. Destes, 285 motoristas recusaram a se submeter ao exame – o que gera suspeita de consumo de bebidas alcoólicas – e oito deram positivo. Além disso, mais de 70 mil veículos foram abordados em 727 operações da Lei Seca.

Em 15 anos de vigência, a Lei Seca contribui para a mudança de comportamento e respeito às normas de circulação, além de reduzir o número de mortes quando associado ao reforço na fiscalização e a outras medidas de segurança viária. Entre 2008 e 2022, o quantitativo de mortes em Fortaleza caiu 54%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as fiscalizações promovidas pelos órgãos de trânsito podem reduzir em até 18% o número de mortes no trânsito.

Legislação

No Brasil, a tolerância de álcool é zero, pois não existe um limite seguro desta substância no corpo para quem vai dirigir.

A infração é considerada gravíssima com resultado inferior a 0,3 mg/l, aplicação de multa multiplicada por 10 (R$ 2.934,70) e de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Em caso de recusa do teste de alcoolemia, são aplicadas as mesmas sanções. Já o resultado superior a 0,3 mg/l é crime de trânsito. Além das sanções já descritas, o motorista é conduzido à delegacia, onde a autoridade policial decidirá as medidas legais a serem adotadas.

Em todos estes casos, o condutor tem o veículo retido para apresentação de outro motorista habilitado e, caso contrário, poderá ter o veículo removido.

g1 Ceará

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET