Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Esquema criminoso no Detran-CE vendia aprovação em exames para obter CNH

Operação contra esquema prende 14 pessoas, entre empresários e servidores do Departamento Estadual de Trânsito.

Empresários e servidores do Detran são presos por adulterar veículos seminovos à venda no Ceará — Foto: Nah Jereissati

Empresários e servidores do Detran são presos por adulterar veículos seminovos à venda no Ceará — Foto: Nah Jereissati

A operação policial que prendeu suspeitos de manter um esquema de fraude no Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) revelou também que os servidores vendiam aprovações em exames para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na sexta-feira (29), 14 pessoas foram presas, entre servidores do Detran, empresários e despachantes. Os criminosos forjavam documentos para fazer com que os veículos tivessem uma data de fabricação mais recente.

Conforme a investigação, os investigados adulteravam também o marcador de quilometragem dos veículos, reduzindo a distância total percorrida pelo automóvel. Com a venda dos veículos valorizados por meio de fraude, uma parte dos lucros era dividida entre os membros do esquema.

Além dos 14 presos, sete pessoas receberam tornozeleiras eletrônicas de monitoramento. Também foram cumpridos 41 mandados de busca pessoal e três afastamentos de funções públicas.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, as investigações são desenvolvidas há dois anos.

Em nota, o Detran afirma que repudia o desvio de conduta dos servidores e que atua para evitar que esse tipo de crime volte a ocorrer.

“O Detran reforça que vem investindo, frequentemente, em tecnologia, como vistoria digital, já implantada na sede e nos demais postos da Capital e Região Metropolitana, com sistemas de georreferenciamento, reconhecimento facial, entre outros, os quais combatem as tentativas de práticas indevidas ou criminosas, no sentido de resguardar as informações do proprietário do veículo e do próprio bem pertencente a ele.

Apreensão e investigação

Durante a operação foram apreendidos aparelhos celulares, motores roubados ou adulterados, lacres, carimbos, placas e selos oficiais, anotações financeiras e R$ 59 mil em espécie.

O conteúdo apreendido será periciado durante a investigação, o que pode revelar mais envolvidos no esquema de fraude.

A Polícia Civil espera, “que com a análise do material apreendido em poder dos alvos da operação, outros envolvidos sejam devidamente identificados e consequentemente responsabilizados criminalmente”.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET