Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Entenda por que as torcidas organizadas do Fortaleza brigam entre si

Entre as temporadas 2022 e 2023, houve pelo menos quatro confrontos entre as torcidas dentro da Arena Castelão. Brigas fora da praça esportiva também são frequentes.

Organizadas do Fortaleza entram em conflito e paralisam jogo contra Sport — Foto: (Foto: JL Rosa / Agência Diário

Organizadas do Fortaleza entram em conflito e paralisam jogo contra Sport — Foto: (Foto: JL Rosa / Agência Diário

Mesmo apoiando o mesmo clube, duas das principais torcidas organizadas do Fortaleza vivem um histórico de rixa ferrenho, com constantes confrontos entre elas. A briga entre a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e Jovem Garra Tricolor (JGT) é uma “disputa de ego” ocasionada por hierarquia e ocupação de espaços nos estádios.

A TUF, por ter mais membros e ser mais antiga, reivindica o direito de instalar suas faixas nos melhores espaços das arenas esportivas. A JGT não aceita o posicionamento exigido pela TUF e chega mais cedo para colocar suas próprias faixas.

“Houve inúmeras tentativas de diálogo. Eu intermediei muitos diálogos com eles. Conversei um e com outro tentei entender a problemática, questão de torcida aliada, hierarquia de torcida, a torcida maior coloca a faixa primeiro, quem bota depois, tudo isso fomos nos aprofundar, entender e não teve jeito. Eles passaram do limite”, afirmou o presidente do clube, Marcelo Paz, em entrevista à rádio CBN.

Na última terça-feira (26), um torcedor do Fortaleza foi assassinado com golpes de barra de ferro em frente à sede de uma torcida organizada do time no Bairro Jangurussu. A vítima, identificada como Ozeni de Sousa Silva, era conhecida como “Guabiru” e foi puxador de cânticos da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF).

Na sexta-feira (29), um confronto entre membros das duas torcidas foi registrada em frente a sede do Fortaleza Esporte Clube, no Bairro Pici, na capital. Cinco pessoas foram presas e armas como também munições foram apreendidas.

Por conta dos constantes confrontos entre as torcidas e a falta de perspectiva que as duas cheguem a um acordo pacífico, o Fortaleza rompeu parcerias institucionais com ambas. Na prática, o fim da parceria resulta em:

  • Fortaleza não vai ceder ingressos dos jogos para que as duas torcidas organizadas possam vender;
  • o clube não vai ceder cortesias de ingressos para membros das torcidas;
  • fim do apoio financeiro para as torcidas viajarem quando o Fortaleza joga entre outros estados;
  • as torcidas ficam impedidas de usar símbolos do Fortaleza Esporte Clube, com risco de processo judicial em caso de descumprimento.

    Nas redes sociais, a TUF divulgou uma nota mencionando o “respeito à hierarquia”. A entidade enumera vários fatores que deve ser respeitado, tais como tamanho da torcida, aspectos ideológicos e manutenção contínua de atividades.

    “Para classificar o escalão de uma organizada é levada em consideração: tamanho da torcida, aspectos ideológicos e manutenção contínua de atividades. Sendo assim a torcida com maior tradição histórica, tamanho e espaço ocupado na arquibancada, posiciona-se primeiramente no local desejado e marca sua posição erguendo seus adereços de identificação, em seguida, sim, os outros grupos dividem as demais demarcações da arquibancada.”

    A TUF disse ainda que o motivo da briga no jogo contra o Corinthians, no primeiro jogo da Copa Sul-Americana, em São Paulo, foi que a JGT se recusou a tirar a faixa para ceder espaço à TUF.

    “Devido à recusa por parte da torcida de segundo escalão, iniciou-se um caloroso debate, que julgamos desnecessário diante a existência desde código de conduta citado acima, ocasionado uma quebra de hierarquia desrespeitosa e premeditada.”

    Briga entre membros da JGT e TUF em um jogo do Fortaleza na Arena Castelão. — Foto: Marcelo Braga

    Briga entre membros da JGT e TUF em um jogo do Fortaleza na Arena Castelão. — Foto: Marcelo Braga

    Cronologia

    • 10 de julho de 2022

    O problema não é recente. Em julho de 2022, a energia da Arena Castelão caiu após explosão de um poste de energia do lado de fora. A partida não foi retomada. Os minutos seguintes após a queda de energia foram de festa da torcida com as lanternas iluminadas, mas logo se transformaram em confusão e tumulto. Organizadas entraram em conflito, e torcedores relataram saírem machucados do estádio.

    • 4 de setembro de 2022

    Cenas de confusão dentro da própria torcida do Fortaleza marcaram a derrota para o Botafogo por 3 a 1, na Arena Castelão, pela 25ª rodada da Série A do Brasileiro de 2022. A TV Verdes Mares e o Premiere registraram o momento. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, à época, que a Polícia Civil autuou sete homens, com idades entre 20 e 30 anos, em um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

    • Abril de 2023

    Uma imagem na torcida do Fortaleza na Arena Castelão chamou a atenção: a separação entre duas organizadas, devido às brigas. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, comentou sobre a situação e disse que as confusões impediam que o Leão fizesse treinos abertos na sede do clube.

    Torcidas do Fortaleza são separadas no Castelão — Foto: Foto: Lucas Catrib

    Torcidas do Fortaleza são separadas no Castelão — Foto: Foto: Lucas Catrib

    • 26 de setembro de 2023

    Membros de torcidas organizadas do Fortaleza entraram em confronto na arquibancada da Neo Química Arena, palco da semifinal da Sul-Americana contra o Corinthians, na terça-feira, antes e durante a partida que terminou no placar de 1 a 1. Depois que a bola rolou, houve um novo confronto durante o segundo tempo com muito mais intensidade. Novamente, a Polícia Militar entrou em ação. Desta vez, alguns torcedores foram presos.

    Em Fortaleza, um torcedor do Fortaleza foi assassinado com golpes de barra de ferro em frente à sede de uma torcida organizada do time no Bairro Jangurussu. Segundo testemunhas, Oswaldo estava na sede da torcida organizada assistindo ao jogo do Fortaleza contra o Corinthians pela semifinal da Copa Sul-Americana quando o local foi invadido por homens que seriam de uma torcida rival.

    CEARÁ CearáG1 CE 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET