Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Eclipse solar anular poderá ser visto em Fortaleza em outubro com 83% de cobertura do sol

Um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.

Imagens do eclipse parcial do sol em Fortaleza, Ceará. — Foto: Luciana Otoch/Arquivo Pessoal

Imagens do eclipse parcial do sol em Fortaleza, Ceará. — Foto: Luciana Otoch/Arquivo Pessoal

eclipse solar anular poderá ser visto em Fortaleza no próximo dia 14 de outubro. O último evento deste porte a acontecer no país, remonta de setembro de 2006, no entanto, ele só foi avistado em áreas do extremo norte do Amapá.

Já o último eclipse solar que pôde ser visto na capital cearense aconteceu em 2020. O fenômeno astronômico pôde ser visto parcialmente em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Outro foi registrado em 2017.

Na época, o ápice do eclipse foi percebido por volta das 17h13, tendo o fenômeno se prolongado até as 18h02, segundo o website criado pela Agência Espacial Americana (Nasa) para acompanhar o evento. Vale lembrar que um eclipse solar só pode ser observado com um filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol.

LEIA MAIS:

O próximo eclipse solar é chamado de anular. Isso porque, mesmo nas cidades que forem contempladas pela visão plena do evento, o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua (veja exemplo na foto no topo da reportagem).

Confira abaixo as datas exatas dos eventos:

  • ☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (que será visível em boa parte do país)
  • 🌗 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (que será visível em uma pequena parte do país)
Lua passa entre o sol e a terra durante um eclipse solar anular em Abu Dhabi — Foto: REUTERS/Christopher Pike

Lua passa entre o sol e a terra durante um eclipse solar anular em Abu Dhabi — Foto: REUTERS/Christopher Pike

Visibilidade pelo país

Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) terão a sorte de observar o “anel de fogo” ao redor da Lua criado pelo nosso Sol.

Por outro lado, em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h da tarde do dia 14 de outubro verá o nosso astro meio que “mordido” pela Lua.

Gráfico da Nasa mostra como serão as "faixas" de visualização do eclipse solar anular de outubro de 2023 — Foto: Reprodução

Gráfico da Nasa mostra como serão as “faixas” de visualização do eclipse solar anular de outubro de 2023 — Foto: Reprodução

Eclipse lunar

Já os eclipses lunares não serão tão marcantes este ano, pelo menos para o Brasil.

Tecnicamente, o eclipse lunar parcial de outubro, por exemplo, passará por algumas cidades do litoral nordestino localizadas mais ao extremo leste da porção continental do país (além das Ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo).

Visibilidade do eclipse lunar de outubro. No Brasil, fenômeno acontecerá perto do nascer da Lua, o que dificultará sua observação. — Foto: NASA

Visibilidade do eclipse lunar de outubro. No Brasil, fenômeno acontecerá perto do nascer da Lua, o que dificultará sua observação. — Foto: NASA

Apesar disso, apenas uma pequena porção do nosso satélite natural ficará encoberta, o que deve dificultar a observação do fenômeno.

Ainda assim, em João Pessoa, por exemplo, a Lua estará perto da linha do horizonte no momento que o eclipse atingir seu máximo. Por isso, mesmo se as condições climáticas estiverem favoráveis nesse dia e o observador se posicionar num local alto, talvez seja difícil flagrar esse eclipse.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET