Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Defensoria cobra explicação de prefeitura que exigiu ‘trabalho voluntário obrigatório’ a universitários em troca de ônibus no Ceará

O prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo, informou da decisão no último domingo (5). Alunos e entidades estudantis contestam a exigência.

A Defensoria Pública do Ceará oficiou a Prefeitura de Pacajus após pronunciamento do prefeito da cidade, Bruno Figueiredo (PDT), determinando que os universitários residentes na cidade só podem usar o transporte público com destino às instituições de ensino em Fortaleza se fizessem trabalhos voluntários para o município.

A decisão, informada no último domingo (3), motivou a defensora pública Lara Teles, que atua em Pacajus, a encaminhar ofício ao poder executivo municipal e à Secretaria de Educação de Pacajus, solicitando esclarecimentos em prazo de 24 horas.

LEIA TAMBÉM:

O documento poderá instruir uma Ação Civil Pública junto ao Poder Judiciário para que a situação seja evitada. Na documentação, a defensora pede a cópia dos contratos administrativos com as empresas de transporte e cópia de eventual decreto que regulamenta a decisão do prefeito.

“Trata-se de uma decisão ilegal e inconstitucional, porque nossa Constituição Brasileira, em seu Artigo 211, estabelece que os entes federados – município, estado e união – têm o dever, em colaboração, de prover a educação nacional e o direito ao transporte dos universitários é uma decorrência do direito à educação previsto constitucionalmente. Então, não é só ilegal, mas também inconstitucional”, declarou a defensora pública.

Universitários são barrados em ônibus gratuito após problema em leitura de QR Code da prefeitura de Pacajus. — Foto: Reprodução

Universitários são barrados em ônibus gratuito após problema em leitura de QR Code da prefeitura de Pacajus. — Foto: Reprodução

Além da Constituição, a defensora pública destacou que existem legislações municipais que garantem o transporte universitário aos moradores: a lei de número 395 de 2015, regulamentada pelo decreto municipal 209, de 26 de junho de 2019, atualizado recentemente pelo próprio prefeito Bruno Figueiredo, em 28 de fevereiro de 2022 (Lei n. 9558).

Em todas essas legislações, é garantido o transporte aos estudantes universitários de Pacajus, que estudam em outros municípios como Fortaleza e Horizonte. “Nessas legislações existem os requisitos que os estudantes precisam preencher para ter acesso a esse direito e não está, e nem poderia estar entre os requisitos, a prestação de qualquer estágio voluntário junto ao órgão municipal, até porque isso fere leis federais”, explicou Teles.

“É ilegal porque esse direito está garantido em lei, na Constituição e não há qualquer condicionamento a contrapartida. Estamos acompanhando de perto essa situação e vamos tomar todas as providências cabíveis para que essa questão seja normalizada”, reforçou a defensora.

O prefeito Bruno Figueiredo (PDT) anunciou que estudantes universitários que usam o transporte gratuito da prefeitura para ir às aulas em Fortaleza serão obrigados a realizar um trabalho voluntário obrigatório para continuar utilizando o serviço. (Veja vídeo acima)

Conforme o prefeito, a medida tem como objetivo “regularizar o transporte universitário” para não haver “prejuízo para o município”, localizado a 50 quilômetros de Fortaleza.

O prefeito chegou a sugerir terceiro turno como ‘solução’ para quem concilia trabalho e faculdade e não teria tempo de prestar o serviço. Um dia após o anúncio, um grupo de 17 universitários foi barrado no ônibus que realiza o transporte gratuito dos alunos nesta segunda-feira (4).

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET