Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

De pterossauros a insetos: quase mil fósseis são devolvidos ao Ceará após remoção ilegal pela França

No acervo, estão fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, oriundos da Chapada do Araripe.

Fósseis encontrados na Bacia do Araripe datam do período Cretáceo, entre 110 e 115 milhões de anos atrás — Foto: Divulgação

Fósseis encontrados na Bacia do Araripe datam do período Cretáceo, entre 110 e 115 milhões de anos atrás — Foto: Divulgação

O Ceará vai receber 998 fósseis de raro valor científico e cultural, repatriados da França, nesta quinta-feira (14). As peças serão recebidas pelo governo estadual em uma cerimônia no Aeroporto de Fortaleza. Os fósseis são datados do período Cretáceo, com aproximadamente 90 a 110 milhões de anos, retirados ilegalmente da Bacia do Araripe.

A chegada dos fósseis em solo cearense finaliza o caso iniciado em 2013, quando os bens foram apreendidos através de uma operação conjunta das Justiças brasileira e francesa. As peças tinham sido simbolicamente entregues ao Brasil em 2022, em cerimônia realizada em Le Havre, na França.

LEIA TAMBÉM:

O Governo do Ceará arcou com toda a logística de transporte dos fósseis. “Esse material tem um valor cultural incalculável para nosso estado e para o país”, destacou a secretária Sandra Monteiro.

O acervo que desembarca em Fortaleza nesta quinta-feira impressiona pela variedade, com fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, oriundos da Chapada do Araripe, no Cariri cearense.

Algumas peças estão em perfeito estado de conservação dos tecidos, conforme o governo estadual. As peças farão parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, ligado à Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição vinculada à Secitece. Os fósseis também serão exibidos em exposições itinerantes.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET