
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

“Abençoa esse gato?”. O pedido inusitado de um pequeno fiel ao padre Justino Nascimento durante uma missa na cidade de Tianguá, nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), divertiu a todos que acompanhavam a cerimônia na Paróquia São Pedro.
O menino de sete anos caminhou até o pároco segurando um gato nos braços e pergunta: “Você é o padre?”. Padre Justino, já esperando o que lhe aguardava, responde: “Só pode. Diz”. “Abençoa esse gato?”, pede o menino. “Deus abençoe. E leve pra você.”
LEIA TAMBÉM:
Satisfeita, a criança agradece e se retira. Minutos depois, em outro momento da missa, o padre chegou a levantar o gato enquanto as crianças aplaudiam. O animal acompanhou toda a cerimônia e ‘desfilou’ pela igreja livremente.
A cena aconteceu em uma paróquia da cidade de Tianguá, que fica a cerca de 310 quilômetros de Fortaleza.
Essa não é a primeira vez que o padre Justino Nascimento recebe pedidos ou comentários espontâneos das crianças. O sacerdote está há dois anos na Paróquia São Pedro e considera o trabalho com os pequenos essencial para a fé a para a religião.
“Uma vez eu perguntei: ‘o que precisamos para ir para o céu?’ E uma criança respondeu ‘morrer ‘. E é verdade! (…) Elas vêm para a missa sabendo que podem interagir, se envolver. Têm dois momentos que eles participam mais diretamente da missa, na homilia e no final da missa. Então, o Lucas encontrou esse gatinho, que está sempre por aqui, é daqui da vizinhança, e se apropriou dele na hora da missa. Eu estava falando sobre o jejum que a igreja propõe, especialmente nesse tempo da quaresma, e ele levou pedindo para que eu abençoasse o gato, e eu abençoei”, relembra o padre.
A cerimônia aconteceu às 9h da Quarta-Feira de Cinzas (18), um horário dedicado especialmente para as crianças na paróquia. Padre Justino explica que mais de cem crianças estavam presente no dia e que os pais dos pequenos têm aprovado o trabalho feito pela igreja.
“É preciso ter cuidado na resposta, porque o universo infantil é um universo ainda muito especial e tem muita coisa que eles não vão entender. Alguns temas eu não consigo abordar com eles porque é próprio da infância deles, e eles vão sendo orientados especialmente pelos pais, pelos professores, enfim. Mas o que compete à fé é muito especial”, comenta padre Justino.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/v/B/xkOubnSnGTlIYoUbB7nw/padre-abencoa-gato-apos-pedido-de-fiel.jpg)
Padre ‘abençoa’ gato após pedido de criança durante missa. — Foto: Reprodução/Coral Santa Cecília.
Por Redação g1 CE