Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Com mais de 55% de votos contrários, Chile rejeita nova constituição

55,76% dos chilenos votaram contra e 44,24% a favor de substituir a atual Carta Magna do país

O Chile rejeitou a proposta de uma nova Constituição em plebiscito realizado no domingo (17). Com quase 100% dos votos apurados na manhã desta segunda-feira, 55,76% dos chilenos votaram contra e 44,24% a favor de substituir a atual Carta Magna do país, que remonta à ditadura de Augusto Pinochet.

A elaboração do novo texto constitucional foi liderada pelo Partido Republicano, fundado pelo ex-candidato presidencial José Antonio Kast. “A grande maioria dos chilenos rejeitou a proposta constitucional que promovemos no Conselho Constitucional”, declarou Kast. “Falhamos no esforço para convencer os chilenos de que esta é uma Constituição melhor do que a atual e o caminho mais seguro para acabar com a incerteza política, econômica e social”, acrescentou.

Esta é a segunda vez que os chilenos rejeitam um novo texto constitucional. A nova votação aconteceu após uma forte onda de manifestações no país, que protestavam contra a situação econômica difícil, falta de acesso à saúde e educação básica e aumento da criminalidade.

Redação BSM·18 de Dezembro de 2023 às 16:16·

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET