Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Cidade no Ceará tem 40 barragens rompidas, falta de energia e aulas suspensas após chuvas torrenciais

Cidade de 13 mil habitantes é a única do Ceará em situação de calamidade pública devido aos estragos.

Após o rompimento de 40 barragens causado pelo grande volume de chuvas, que ocasionaram inundações em Milhã, no interior do Ceará, o prefeito da cidade viajou até Fortaleza para pedir ajuda a Superintendência de Obras Públicas (SOP) para a recuperação do município.

“A realidade hoje do município é de tristeza, realmente de calamidade pública. Tanto que foi o único município do Ceará reconhecido como estado de calamidade, os outros foram emergência. Desde o dia 27 [de março] a gente está passando por um sufoco, depois de uma chuva de 330 milímetros em algumas localidades foram vários açudes arrombados. Até hoje a gente já fez o levantamento de 40”, disse o prefeito Alan Macêdo, em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Globo.

A cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, localizada a 228 quilômetros de Fortaleza, decretou situação de calamidade pública. No fim de março, 500 famílias ficaram desabrigadas, com cerca de duas mil pessoas sem ter onde morar. O número corresponde a 15% da população.

Milhã é a maior produtora de leite do Estado, sendo a atividade a principal fonte de renda do município. Segundo o prefeito, as chuvas também afetaram a produção do alimento.

“A gente produz 120 mil litros de leite por dia e está sendo altamente afetado. Passamos seis dias sem energia, também ficamos sem abastecimento de água. Há dois dias conseguimos voltar esse abastecimento e aos poucos a gente está tentando de todas as formas reerguer o município”, relatou o prefeito.

Volume três vezes maior

Em março ,choveu na cidade de Milhã três vezes mais que a média do mês. O esperado para o município no período era de 176 milímetros de chuva, mas a cidade teve 539 milímetros.

Em abril, as precipitações no município já chegaram a 80 milímetros. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Suspensão das aulas

Em Milhã, no Ceará, um em cada sete moradores fica desabrigado após chuva torrencial — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Em Milhã, no Ceará, um em cada sete moradores fica desabrigado após chuva torrencial — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Por conta dos estragos nas estradas, a prefeitura suspendeu as aulas presenciais nas escolas públicas por um mês. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de educação, de Milhã, Renato Pinheiro, nesta terça-feira (4).

“Por motivos maiores, a rede do nosso município a partir do dia 10 de abril até o dia 10 de maio funcionará de forma remota. Esses motivos são do conhecimento de todos, pois estamos enfrentando alguns problemas de efeito natural e nesse momento o que precisa ser feito é garantir a segurança e a vida dos nossos alunos, para que a gente possa em momento posterior retornar de forma segura as nossas escolas”, falou o secretário de Educação.

Enquanto isso, os estudantes vão estudar com aulas remotas, para não perderem as atividades pedagógicas.

Agricultor perde sete casas destruídas pela forte chuva em Milha, no interior do Ceará. — Foto: Wandenberg Belém/SVM

Agricultor perde sete casas destruídas pela forte chuva em Milha, no interior do Ceará. — Foto: Wandenberg Belém/SVM

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET