Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Ceará volta a apresentar seca relativa após quatro meses

Por conta disso, há possibilidade de diminuição do plantio, crescimento de culturas ou pastagem, além de alguns déficits hídricos prolongados.

Comparativo dos mapas aponta seca fraca em mais regiões do Ceará em 2023. — Foto: Monitor de Secas

Comparativo dos mapas aponta seca fraca em mais regiões do Ceará em 2023. — Foto: Monitor de Secas

O Ceará voltou a apresentar áreas do seu território com seca fraca, segundo dados do mapa do Monitor de Secas referente ao mês de julho. De acordo com o estudo, após quatro meses sem cenário de seca, o estado apresentava atualmente 33,73% do território impactado pelos efeitos da estiagem.

O retrato mais recente indica que a piora dos indicadores se dá, principalmente, pela comum redução das chuvas no segundo semestre.

A área de seca fraca atinge parte das Regiões da Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Vale do Jagueribe e trechos do litoral cearense. Já em julho de 2022, a seca fraca atingia o Sertão dos Inhamus e parte do Sertão Central. (Veja mapa acima)

LEIA MAIS:

Por conta da seca fraca, o Monitor de Secas, afirma que existe possibilidade de diminuição do plantio, crescimento de culturas ou pastagem, além de alguns déficits hídricos prolongados.

Ainda conforme a ferramenta que realiza o monitoramento regular e periódico, as áreas com classificadas com seca fraca estão localizadas em pontos do litoral e em maior parte na Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns.

Precipitações

Após o fim do período chuvoso no Ceará, que se concentra entre fevereiro e maio, o estado apresenta redução nas precipitações.

Em junho e julho deste ano, época chamada de Pós-Estação, as chuvas ficaram dentro da média histórica, mas com um desvio negativo de 28,9%. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET