Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Músicas recentes:
Veja as músicas que já tocaram por aqui.
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Ceará tem 18 municípios entre os 20 com maiores notas do Brasil em índice sobre educação

Sobral e Cruz estão empatados no primeiro lugar do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2021.

O Ceará tem 18 municípios entre os 20 brasileiros com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2021. Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País. O estado lidera ainda a estatística no Nordeste com nota 5,5, e fica atrás apenas de São Paulo nacionalmente.

O Ioeb traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio. No ranking das capitais, Fortaleza aparece na 3ª colocação, empatando com Curitiba, tendo à frente as cidades de São Paulo e Teresina.

20 municípios com melhores notas no Ioeb

Município UF Nota
Sobral CE 6.7
Cruz CE 6.7
Milhã CE 6.6
Ararendá CE 6.5
Itatira CE 6.4
Jijoca de Jericoacoara CE 6.4
Pires Ferreira CE 6.4
Teotônio Vilela AL 6.3
Martinópole CE 6.3
Quixeramobim CE 6.3
Coruripe AL 6.2
Catunda CE 6.2
Uruoca CE 6.2
Mucambo CE 6.2
Deputado Irapuan Pinheiro CE 6.2
Barroquinha CE 6.2
Ipaporanga CE 6.2
Meruoca CE 6.1
Cariré CE 6.1
Forquilha CE 6.1

O Índice engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais que estão presentes no município: estadual, municipal e privada. Para compor o modelo, foi observada a relação entre três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e também controle de background familiar.

Entenda o Ioeb

O primeiro fator diz respeito aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e à taxa líquida de matrícula do Ensino Médio.

O segundo é relacionado à escolaridade dos professores, ao número médio de horas-aula por dia, à experiência dos diretores e à taxa de atendimento na Educação Infantil. E o terceiro leva em conta a escolaridade média dos pais.

Em resumo, o Ioeb é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal e o país, como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem.

O índice é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET