Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Ceará não registra seca por três meses seguidos pela primeira vez; melhor resultado do estado

A última atualização do Monitor de Secas apontou que o estado seguiu sem seca entre março e maio, resultado inédito desde o começo do projeto

Ceará não registra seca por três meses seguidos pela primeira vez. — Foto: Celso Tavares/G1

Ceará não registra seca por três meses seguidos pela primeira vez. — Foto: Celso Tavares/G1

O Ceará não registrou seca por três meses seguidos (março, abril e maio), conforme a última atualização do Monitor de Secas. Este é o melhor resultado obtido pelo estado desde o começo do projeto, em 2014.

O Ceará é um dos únicos estados do Brasil, junto ao Paraná, a não registrar seca em maio — mês da última atualização. O Monitor de Secas é um projeto da Agência Nacional de Águas (ANA) e, no Ceará, é feito em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

LEIA TAMBÉM:

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses.

A ANA explicou que, acima desse período, os impactos são de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate à seca. A metodologia do Monitor de Secas foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México.

O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET