Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Ceará cria passaporte vacinal para entrada em restaurantes, bares e eventos, anuncia governador

Com isso, não haverá mais restrição de horários nesses locais, mas apresentação do passaporte é obrigatória.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou, nesta sexta-feira (12), a implementação da exigência do passaporte vacinal contra a Covid-19 para entrada em restaurantes, eventos em geral e bares em todo o Ceará.

Com essa determinação, não haverá, a partir de segunda-feira (15), restrições de horários para funcionamentos em restaurantes e bares. Até este fim de semana, os estabelecimentos comerciais só podem funcionar até 3h.

“Para entrar em um bar, restaurante de hotel, você vai precisar comprovar a vacina. Se você foi chamado para receber a primeira dose, você vai precisar provar a primeira dose. Se você já devia ter o ciclo vacinal completo, você vai precisar comprovar que recebeu as duas doses”, afirmou o governador.

Exigência de passaporte vacinal

Na segunda-feira (8), o governo do estado já propunha a utilização do passaporte vacinal contra a Covid-19 para que os eventos de fim de ano e os estabelecimentos comerciais que ainda têm restrição de público pudessem aumentar a sua capacidade. A sugestão foi dada durante reunião do Comitê de Retomada das Atividades Econômicas com representantes de diversos setores do empresariado cearense

A decisão, porém, precisava de discussão e aprovação pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

“Se o comitê deliberar, podemos até discutir um pouco maior a flexibilização praquelas pessoas que apresentarem o passaporte [vacinal]. O governador está fortemente preocupado em utilizar mais esse instrumento. Se, por um lado, pode haver maior flexibilização [de público], por outro, temos a certeza que um maior número de pessoas vão ficar motivadas a se vacinar, o que resulta numa proteção maior na população”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba.

Cenário da pandemia

O Ceará registrou, desde o início da pandemia, 24.538 óbitos pela doença e 948.112 casos confirmados, segundo a Secretaria da Saúde. Em 2021, o mês com mais mortes foi abril: 3.813; em outubro foram 61 óbitos.

De acordo com informações do consórcio de veículos de imprensa, até o momento o Ceará já aplicou a primeira dose em 6.597.707 pessoas, o que representa 71,4% da população e com a segunda dose ou dose única foram imunizadas 5.323.088 pessoas, ou 57,61% da população do estado.

“A gente tem visto pessoas que tomaram a primeira dose e não voltaram pra segunda dose, tem gente que não voltou pra tomar a dose de reforço e gente que nem a primeira dose recebeu. Então a gente quer fazer um apelo para as pessoas se vacinarem e para os municípios acelerarem as vacinas”, disse o governador.

Segundo Camilo, apenas 26 municípios cearenses estão com mais de 80% da população vacinável com imunização completa (com as duas doses ou com a dose única da Janssen). Outras 144 cidades fizeram a vacinação completa entre 50% e 80%.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET