Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Carnaval de rua: especialista aponta riscos para eventos sem aparato da prefeitura

Para o advogado Vanilo de Carvalho, é crucial, para todo e qualquer evento que envolva muita gente, um pedido de apoio ao município.

Guardas municipais de Fortaleza dispersaram centenas de foliões que curtiam pré-carnaval nas proximidades do bar Lions, no Centro da capital, na noite deste sábado (5). Como motivo, eles afirmaram que os foliões ocupavam as vias no entorno do bar de maneira desordenada e impediam o deslocamento de pessoas que não participavam do evento pela área.

O bar disse, em nota, que por não ser um polo oficial de pré-carnaval da Prefeitura de Fortaleza, não recebe o aparato para lidar com quantidade de pessoas que ocupam os entornos. O g1 conversou com o advogado Vanilo de Carvalho, especialista em direito constitucional, que apontou riscos para eventos que não possuem o apoio da prefeitura, como pisoteamentos e explosões.

Segundo o advogado, é crucial, para todo e qualquer evento que envolva muita gente, um pedido de apoio ao município.

“A formalização, o pedido de um evento ao órgão público, no caso em específico à prefeitura, que é a municipalidade, tem todas as suas leis próprias e específicas para autorizar ou não. Caso autorizando, o município também tem as suas responsabilidades. Se faz o pedido, comunica o pedido, se diz quais são as expectativas desse pedido, quantas pessoas, o local, a iluminação, o equipamento, a segurança e, por sua vez, havendo essa comunicação formal, o município fica como co-responsável”, explicou Vanilo.

O advogado explicou que, por lei, é necessário que o município seja avisado para que a prefeitura siga os protocolos legais em eventos que recebam multidões.

“A situação que ocorreu lá é a seguinte: os eventos na cidade não privados devem permitir que quem quiser ir vá e usufrua do espaço público, mas que quem não quer, não tenha seus direitos de convivência violados. Por exemplo, que o trânsito continue como via pública e livre e caso não seja assim, aí a prefeitura, de forma organizada, desvie para aqueles que ali iriam passar. Isso fica como responsabilidade da prefeitura havendo o aceite [do evento]”, pontuou.

Segundo Vanilo, a formalização de eventos com a prefeitura permite que os organizadores tenham diretrizes para que se haja a possibilidade para realização. “Outra situação também é quem tem a sua perturbação agredida na questão do volume, questão das pessoas que não querem, que sofrem de alguma moléstia, que aquele volume sonoro vá causar dano em crianças autistas e todos aqueles mais sensíveis.”

Segurança Pública

O principal alerta que o advogado faz é sobre a segurança pública em eventos em que não há o apoio da prefeitura. Para ele, toda multidão é capaz de causar danos, muitas vezes, incontroláveis.

“Tem que se ver quais são os espaços, os caminhos de fuga, onde será o atendimento de possíveis acometidos por pisoteamento, por bombas, por armas de fogo, por arma branca, por brigas, onde é que vai ser? Como é que vai ser o transporte daqueles que sofreram danos físicos para as unidades de atendimento de saúde? Então a não formalização, o não pedido à prefeitura faz exponencialmente aumentar esses riscos”, frisou.

“E isso vai se dar como? É um espaço adequado? Quem é que vai dizer? É a prefeitura. Será que aquele equipamento que foi colocado ali, equipamento de som, equipamento de fornecimento de energia vai ser adequado? Será que em tempos de chuva como esses vai aumentar os riscos de sobrecarga e de explosão e de incêndio? Será que o que aqueles que organizaram esse evento tem subsídio financeiro suficiente para o preparo desse evento?”, alertou o advogado.

Guarda Municipal dispersa foliões em festa de pré-carnaval não oficial da Prefeitura de Fortaleza — Foto: Reprodução

Guarda Municipal dispersa foliões em festa de pré-carnaval não oficial da Prefeitura de Fortaleza — Foto: Reprodução

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET