Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Caminhada com Maria vai ter operação especial de segurança em Fortaleza

Evento retorna ao modelo presencial em 2023. O trajeto vai do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Vila Velha, até a Catedral Metropolitana, no Centro.

Caminhada com Maria retoma em Fortaleza em 2023. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

Caminhada com Maria retoma em Fortaleza em 2023. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

A Caminhada com Maria 2023, em Fortaleza, vai contar com um esquema especial de segurança. O evento acontece na próxima terça-feira (15), quando é comemorado o dia da padroeira da capital. O trajeto vai do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Bairro Vila Velha, até a Catedral Metropolitana, no Centro.

A Secretaria da Segurança Pública informou que a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) gerencia uma operação planejada para atender o evento. O planejamento especial acontece em todas as edições da Caminhada com Maria.

LEIA TAMBÉM:

A Polícia Militar (PMCE) contará o emprego do efetivo ordinário de dois batalhões (do 20º e do 5º), além do reforço de mais de 160 policiais militares, que serão distribuídos em pontos estratégicos, ao longo do percurso da caminhada.

O evento contará ainda com apoio do Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Força Tática (FT) e Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), cavalaria da Polícia Militar. Além de viaturas e bases móveis.

Já a Polícia Civil contará com 33 policiais integrantes do 34º Distrito Policial (34º DP) e do 10º Distrito Policial (10º DP), que atendem a circunscrição do evento católico.

O Corpo de Bombeiros disponibilizará uma ambulância para eventuais ocorrências em que seja necessário o atendimento pré-hospitalar. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também atuará no evento.

Retorno do evento

A tradicional caminhada retorna no modelo presencial em Fortaleza após uma pausa devido à pandemia de Covid-19. O evento é um dos maiores religiosos do país, e acontece durante a Festa de Nossa Senhora da Assunção. O evento, que foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2015, reúne centenas de milhares de pessoas em uma procissão de doze quilômetros.

A inspiração para a Caminhada com Maria veio do Papa João Paulo II, que em 2003 declarou aquele ano como o ano do Santo Rosário. A partir disso, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, decidiu criar o evento, que se tornou um marco cultural e religioso na região.

A programação terá início ao meio-dia, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Em seguida, a procissão seguirá pelo percurso da fé já conhecido dos participantes, a avenida Coronel Carvalho e Avenida Leste Oeste, até chegar à Catedral Metropolitana, onde a imagem da padroeira será coroada.

Com o tema “Caminhamos juntos com Maria no amor de Jesus”, a Caminhada deste ano busca seguir o apelo do Papa Francisco em promover a vivência da comunhão e da sinodalidade entre os fiéis.

A comissão organizadora tem trabalhado nos últimos meses para garantir todos os detalhes do evento, que contará com orações, recitação do Rosário e um testemunho público de fé, convidando as pessoas à prática da comunhão, solidariedade, busca pela justiça e paz.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET