Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Cadastro Único: cerca de 135 mil pessoas precisam atualizar cadastro em Fortaleza

Prazo para atualizar dados e evitar suspensão do Auxílio Brasil vai até sexta; veja o que fazer. CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em Fortaleza, 135.487 pessoas precisam atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico). Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem alteração têm até esta sexta-feira (14) para atualizar suas informações e evitar a suspensão e cancelamento de benefícios.

Nesta quinta-feira (13), um dia antes do prazo, há filas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde esse cadastro é realizado. São 27 endereços disponíveis (confira a lista abaixo).

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

LEIA MAIS:

De acordo com a gerente da Célula de Benefícios da Prefeitura de Fortaleza, Adriana Pereira, o benefício precisa atualizar o cadastro já que a família pode perder importantes benefícios como Vale Gás, Auxílio Brasil, dentre outras.

“O benefício fica cancelado. Tanto o Benefício de Prestação Continuada, também fica bloqueado o Vale Gás, o próprio Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, até quando essa família realmente sanar essa pendência. Por isso é muito importante essa família procurar atualização cadastral”, afirmou.

Ainda segundo Adriana Pereira o responsável da família precisar ficar atento em quais documentos precisa levar para atualizar o cadastro.

“O responsável familiar precisa apresentar o RG dele, o CPF ou o título de eleitor, o comprovante de residência atualizado e outras pessoas que fazem parte da família levar certidão de nascimento, RG, CPF e criança e jovens que estudam levar a declaração da escola. E para aqueles que recebem o programa Auxílio Brasil levar o comprovante da condicionalidade da saúde”, reforça.

Penúltimo dia para atualização do CadÚnico gera fila nas unidades do Cras em Fortaleza — Foto: Paulo Cardoso/TV Verdes Mares

Penúltimo dia para atualização do CadÚnico gera fila nas unidades do Cras em Fortaleza — Foto: Paulo Cardoso/TV Verdes Mares

E se não atualizar?

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.

Estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.

Veja os prazos

Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017

Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil:

  • Prazo: 14 de outubro de 2022

Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica:

  • Prazo: dezembro/2022

    Como conferir a situação do cadastro

    Em março, foi criado o aplicativo do Cadastro Único. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

    Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

    Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

    É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

    Atualização dos dados

    Quando a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar os dados sempre que há uma mudança nas características da família (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento) ou mudança de domicílio ou, no máximo, a cada dois anos.

    Nesse caso, o próprio cidadão busca espontaneamente um CRAS ou posto do Cadastro Único para atualizar seus dados. Mas o poder público, por meio do governo federal ou municipal, também pode convocar as famílias, por meio de cartas, extratos ou telefonemas, a fazer a atualização.

    Veja, abaixo, a documentação necessária:

    Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.

    Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:

    • CPF, de preferência; ou
    • Certidão de Nascimento; ou
    • Certidão de Casamento; ou
    • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
    • Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
    • Título de Eleitor.

    Comprovante de inscrição

    Emitir o documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único é possível de três maneiras:

    As informações que estão no comprovante são: Código Familiar, Datas de cadastramento, da última atualização cadastral e data limite para atualizar novamente, faixa de renda familiar, nome completo, data de nascimento e NIS de cada um dos integrantes da família e do Responsável Familiar (RF) e relação de parentesco entre os integrantes da família com o RF.

    Endereços do Cras em Fortaleza:

    • Rua Cândido Castelo Branco , 00,Próximo à Fábrica Grendene, Barra do Ceará;
    • Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS) – Rua Professor Luís Costa, 142, Mucuripe;
    • Rua General Costa Matos, 08, Pirambu;
    • Rua Sabino Monte, 4506, São João do Tauape;
    • Conjunto Castelo Branco , 00,Quadra F, Presidente Kennedy;
    • Rua dos Estados, 789, Bela Vista;
    • Rua Visconde de Cauipe, 200, João XXIII;
    • Rua Cândido Maia, 245, Antônio Bezerra;
    • Rua Pio Saraiva, 335, Quintino Cunha;
    • Rua do Avião, 00, Próximo à Praça da Lagoa do Opaia, Vila União;
    • Rua Inácio Parente, 100, Serrinha;
    • Avenida João Pessoa, 4474, Damas;
    • Rua Humberto Lomeu, 1130, Granja Portugal;
    • Rua Coronel João Correia, 00, Bom Jardim;
    • Avenida Waldir Diogo, 840, Mondubim;
    • Avenida I , 340,3º Etapa, Conjunto Ceará;
    • Rua 103, 195, Conjunto Esperança;
    • Avenida Castelo de Castro, 09, Jangurussu;
    • Avenida Alberto Craveiro , 1480, Boa Vista;
    • Rua Major Otacílio, 61, Jardim das Oliveiras.

    o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET