Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Brasileiros levam ouro, prata e bronze na maior olimpíada de matemática do mundo

Seis estudantes representaram o Brasil na competição internacional que aconteceu no Japão. Cearense Matheus Alencar, de 16 anos, subiu ao ponto mais alto do pódio.

Brasileiros levam ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática, a mais disputada do gênero — Foto: Arquivo pessoal

Brasileiros levam ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática, a mais disputada do gênero — Foto: Arquivo pessoal

Com apenas 16 anos, o cearense Matheus Alencar de Moraes alcançou a meta de todos os grandes estudantes de matemática: ele foi medalha de ouro na 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática, a mais tradicional competição do gênero do mundo. O evento ocorreu entre os dias 2 e 13 de julho em Chiba, no Japão.

Ao todo, a equipe brasileira chega trazendo uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Três deles (um ouro, uma prata e um bronze) são estudantes do Colégio Farias Brito, de Fortaleza. Na soma de pontuações, o time Brasil ficou na 16ª posição, entre os 112 países representados na competição de alto nível.

Para conquistar a premiação máxima, Matheus se dedica desde os 11 anos. “Quando tinha 11 anos, ele bateu o pé e disse que queria muito ir para a IMO botar medo em chinês”, brincou a mãe do adolescente, Marcele Alencar.

A dedicação para que o filho obtivesse sucesso por meio dos estudos, inclusive, foi um incentivo solitário de Marcele que ficou viúva quando Matheus ainda era criança.

Aos 16 anos, cearense Matheus Alencar de Moraes vence medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática — Foto: Arquivo pessoal

Aos 16 anos, cearense Matheus Alencar de Moraes vence medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática — Foto: Arquivo pessoal

Histórico do Brasil no evento

A Olimpíada Internacional de Matemática é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as competições do gênero do mundo. Ela foi realizada pela primeira vez em 1959, na Romênia. É uma olimpíada destinada a premiar jovens estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países que ainda não entraram numa universidade.

A primeira medalha de ouro do Brasil na disputa foi obtida em 1981. Desde então as equipes brasileiras conquistaram ao todo 158 medalhas, sendo 14 de ouro, 55 de prata, 89 de bronze, além de 35 menções honrosas. Essas conquistas tornam o Brasil o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET