Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Avenidas de Fortaleza Eduardo Girão e José Jatahy terão limite de velocidade reduzido

Sinalização horizontal e vertical com o novo limite deve começar a ser implantada nas avenidas a partir desta quarta-feira (5), segundo a AMC.

As avenidas Eduardo Girão e José Jatahy, em Fortaleza, terão a velocidade máxima permitida reduzida de 60 km/h para 50 km/h. A previsão da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) é de que a sinalização horizontal e vertical com o novo limite seja comece a ser implantada nesses corredores na noite desta quarta-feira (5).

A medida faz parte de um conjunto de intervenções de segurança viária que objetiva moderar a velocidade em vias com alta taxa de acidentalidade. Segundo a AMC, nos sete primeiros meses deste ano, 115 pessoas morreram no trânsito da capital e o excesso de velocidade é um dos principais fatores causadores de acidentes com severidade.

Com 2,3 km de extensão, a Avenida Eduardo Girão receberá o novo limite no trecho compreendido entre a Avenida da Universidade e a Avenida Aguanambi. De 2015 a 2020, foram registrados 323 acidentes na via, cujo volume médio diário é de cerca de 22 mil veículos.

Já a Avenida José Jatahy, que possui 2,8 km de extensão, terá a readequação no trecho compreendido entre as avenidas Carapinima e Tenente Lisboa. Por dia, costumam trafegar 25 mil veículos. Nos últimos cinco anos, o órgão contabilizou 267 sinistros ao longo da via, de acordo com a AMC.

Após a conclusão da sinalização, será dado um período educativo de seis meses para os motoristas se adaptarem à mudança.

Prevenção

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais mata, sendo responsável por um em cada três óbitos por acidentes de trânsito em todo o mundo.

Conforme a instituição, a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor e prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas.

A readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver. Em Fortaleza, 25 vias já operam com esse limite.

Por G1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET