Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Após acordo judicial, espigões serão construídos na Praia da Peroba, em Icapuí, para conter o avanço do mar

A força da água tem destruído casas e empreendimentos na região localizada no litoral leste do Ceará. O praia tem relevante importância ambiental, visto que está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) Berçário da Vida Marinha.

Mar avança de destrói a faixa de areia da praia da Peroba em Icapuí. — Foto: Kilvia Muniz/Sistema Verdes Mares

Mar avança de destrói a faixa de areia da praia da Peroba em Icapuí. — Foto: Kilvia Muniz/Sistema Verdes Mares

Dois espigões serão construídos na Praia da Peroba, em Icapuí, para conter o avanço do mar. A autorização foi dada após acordo judicial.

O efeito das marés nos últimos anos tem destruído residências, barracas de praia e empreendimentos comerciais da região, que fica no litoral leste do Ceará.

LEIA TAMBÉM:

Agora, um acordo foi firmado entre o município e associações. Em uma sentença publicada nesta sexta-feira (22), a Justiça Federal levou em consideração um laudo técnico pericial emitido por um especialista.

Além dos espigões, será feita uma engorda na faixa de areia. As obras devem iniciadas nos próximos meses.

Avanço do mar traz prejuízos, afirmam moradores

Avanço do mar destrói casas e comércios da praia da Peroba, em Icapuí. — Foto: Kilvia Muniz/Sistema Verdes Mares

Avanço do mar destrói casas e comércios da praia da Peroba, em Icapuí. — Foto: Kilvia Muniz/Sistema Verdes Mares

A praia de Peroba tem relevante importância ambiental, visto que está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) Berçário da Vida Marinha.

Comerciantes e moradores relataram que a erosão costeira já causou grandes prejuízos à região.

“Por ser uma área com diversas casas de veraneio e forte estímulo ao turismo, donos de propriedades afirmam que a situação vem afetando o comércio local. O que estava programado para receber turistas está com lona e isolado”, lamenta um dono de uma pousada, Eurisvan Germano da Cruz.

Já o presidente da Associação dos Moradores da Peroba, Isael Santos, disse que a prefeitura e a Defesa Civil do Ceará deram apoio, mas não foi suficiente para resolver o problema.

“Houve nos últimos meses algumas ajudas paliativas. A prefeitura já fez com a Defesa Civil ajudas como doações de lonas grandes de plástico e colocamos aqui com ajuda da população e pescadores na orla. Como também pedras grandes, mas não está dando jeito”.

A construção dos espigões foi revelada à TV Verdes Mares em janeiro deste ano. O prefeito de Icapuí, Lacerda Filho, afirmou à reportagem que existem nos cofres da gestão R$ 11 milhões para a construção de um espigão. O gestor municipal afirmou ainda que um perito do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) fará um projeto.

“Segundo um perito judicial do Labomar, surgiu como alternativa nova um projeto de um espigão. Vindo de um especialista renomado do Labomar. Importante principalmente é solucionar aqui não só a localidade, mas a vida dos nossos pescadores. Nós temos o plano para essa praia de combater o avanço da maré, nós temos R$ 11 milhões”, afirmou o gestor.

Por g1CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET