Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Apagão foi causado por um ‘evento’ no Ceará e outro em local não detectado, diz ministro de Minas e Energia

Alexandre Silveira justificou que o momento é de abundância nos reservatórios das hidrelétricas. Ministro disse também que pediu para a Polícia Federal investigar o que levou ao problema.

Após apagão de cerca de duas horas, energia retorna na maior parte do Ceará — Foto: Kid Junior/SVM

Após apagão de cerca de duas horas, energia retorna na maior parte do Ceará — Foto: Kid Junior/SVM

Um “evento” no Ceará e outro em um local não detectado causaram o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira (15). Só Roraima, por não estar ligado ao sistema nacional, não foi afetado. A afirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante entrevista coletiva.

“Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, explicou Silveira.

“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões”, disse o ministro em entrevista coletiva.

Segundo o ministro, o apagão de mais cedo “não tem nada a ver com a segurança energética do Brasil”.

Inquérito policial será pedido

A respeito da sobrecarga no Ceará, o ministro afirmou que as possibilidades de falha técnica, falha humana ou dolo (ação criminosa) deverão ser apuradas pela Polícia Federal e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), complementando as apurações internas já iniciadas.

“Estou oficiando o Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instauração de um inquérito policial para que apure, com detalhes, o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar apenas onde ocorreu”, afirmou.

Apagão foi evento ‘extremamente raro’

“O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios”, afirmou o ministro.

Ele disse ainda que “exatamente às 14h49 tivemos 100% do sistema restabelecido”. Mas, devido a ajustes pontuais, nem todos os consumidores recuperaram o acesso à energia elétrica. O ministro afirmou que a previsão é de que até o fim da tarde 100% dos consumidores tenham o serviço recuperado.

Silveira disse ainda que o caso desta terça é “extremamente raro” de acontecer.

“O que aconteceu hoje é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um eventos dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje”, argumentou.

O ministro ainda não explicou o que exatamente causou o apagão. Ele fala em “eventos” ocorridos no sistema.

“Os dados técnicos serão passados no momento adequado. Serão passados nas próximas 48 horas.”

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET