Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RCAST.NET
Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Análise: Palmeiras é premiado por luta, mas precisa levar menos gols para seguir brigando no topo

Time saiu na frente, mas precisou virar já nos acréscimos contra o Bahia. Atuação de altos e baixos mostra que Verdão sem os convocados ainda não é uma equipe segura.

O Palmeiras venceu o Bahia em um confronto direto entre os primeiros colocados do Brasileirão e se aproximou da ponta do campeonato. Um resultado importantíssimo para o Verdão, que agora é o terceiro colocado e teve um empenho elogiável para virar já nos acréscimos, mas ainda deixa um pé atrás pela vulnerabilidade.

Levado pela grande fase de Gustavo Scarpa, que participou diretamente dos três gols no 3 a 2 do Allianz Parque, o time de Abel Ferreira teve seus altos e baixos ofensivamente, só que o problema do momento está na defesa.

Depois de levar três gols do Red Bull Bragantino fora de casa, o Verdão tomou mais dois nesse domingo (um de bola parada e outro em uma jogada rápida pelo lado), além de arremates na trave e jogadas em que a bola passou pela pequena área de Jailson.

Há um problema claro no lado esquerdo, desfalcado por Viña e Gustavo Gómez, convocados para a Copa América. Contra o Bahia, Kuscevic foi o zagueiro escalado no setor, em que ele e Victor Luis tiveram muitas dificuldades.

No segundo gol, o camisa 4 pouco pôde fazer após ele e Victor serem batidos por Maycon Douglas. O zagueiro havia recebido minutos antes um cartão amarelo evitável ao tocar a mão na bola em uma jogada de ataque e correria o risco de ser expulso caso cometesse a falta.

Abel mudou o esquema e em vez de usar um volante e dois meias, inverteu, com Danilo e Danilo Barbosa atrás de Scarpa. Isto não deu a proteção esperada, o que gerou uma partida divertida de se assistir, com alternância de domínio das duas equipes.

No primeiro tempo, o Palmeiras foi mais burocrático com a bola, especialmente porque Rony e Breno Lopes arriscaram muito pouco pelos lados, enquanto Luiz Adriano esteve apagado. A falta de desempenho gerou uma ação extrema do técnico, que fez quatro mudanças de uma vez, aos 11 minutos do segundo tempo.

Com as trocas, o Verdão cresceu ofensivamente, mas ainda levando sustos. Gabriel Menino entrou bem como ala pela direita, e Raphael Veiga deu mais criatividade ao time, que não desistiu de lutar, mesmo quando levou o segundo gol aos 28 da etapa final e parecia estar no buraco. A reação veio rápido com o 2 a 2 aos 32, e Breno Lopes, assim como na final da Libertadores, decidiu no fim.

Para uma equipe que tinha dificuldades para virar placares, já são duas vitórias assim neste início de Brasileiro, contra América-MG e agora Bahia. Com 13 pontos em sete jogos, o Palmeiras está na terceira posição, à frente de times que eram colocados entre os favoritos ao título, como Atlético-MG, Flamengo e São Paulo.

Por isso, a vitória do domingo foi muito importante, contra uma das equipes que se destacam neste início, mas no Brasileirão é preciso ser um time confiável para brigar pelo título – as campanhas de 2016 e 2018 deixaram isto claro.

Levar nove gols em sete rodadas não é o desempenho que se imagina de um potencial campeão brasileiro, e o próprio Abel sabe disso. Enquanto não voltam Weverton, Gómez e Viña, será preciso encontrar uma forma de tornar o time novamente seguro defensivamente para seguir brigando no topo.

Por Thiago Ferri — São Paulo

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET